Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Próximos Volkswagen ID. terão novo trem de força elétrico

Próximos Volkswagen ID. terão novo trem de força elétrico - Foto: divulgação/Volkswagen
Próximos Volkswagen ID. terão novo trem de força elétrico – Foto: divulgação/Volkswagen

 

A próxima geração do trem de força elétrico da família de modelos Volkswagen ID. está sendo lançada. Com o novo sistema APP550, com tração traseira, a linha receberá uma unidade de força completamente nova, que irá proporcionar aos modelos ID. maior desempenho combinado a maior eficiência. Assim, a família ID. será beneficiada tanto em termos de potência como maior autonomia.

A Volkswagen planeja entregar os primeiros veículos a partir do final do ano de 2023 com a nova geração de trem de força numa versão de 286 cv de potência e torque máximo de 56 kgfm.

O novo trem de força elétrico APP550 alcança alto torque graças a um estator aperfeiçoado com maior número efetivo de espirais e fios com maior seção transversal. Por sua parte, o rotor é equipado com imãs permanentes mais fortes, com maior capacidade de carga. O sistema também foi reforçado para suportar o considerável aumento do torque gerado.

APP550 - Imagem: divulgação/Volkswagen
APP550 – Imagem: divulgação/Volkswagen

 

Inversor que gera alta corrente 

A corrente elétrica é fator decisivo para a potência de um trem de força elétrico. Por isso, sendo mais um componente importante, o inversor foi desenvolvido para conseguir fornecer as altas correntes de fase necessárias para maior torque e eficiência. Ele age como uma espécie cérebro controlador do trem de força, cujo software funcional assegura processos de sistema eficientes. Isso se aplica às frequências de relógio e aos métodos de modulação para geração de corrente alternada para o motor elétrico de propulsão, por exemplo. Dessa forma, o motor de propulsão funciona com mais eficiência, dependendo da fase de carga.

 

Gerenciamento térmico com arrefecimento inteligente 

Para aumentar a eficiência da propulsão elétrica, a Volkswagen otimizou vários componentes do trem de força, inclusive o sistema de gerenciamento térmico. Dessa maneira, o novo trem de força traz um sistema de arrefecimento sem bomba elétrica, que economiza energia. O sistema consegue resfriar através das engrenagens da caixa de redução e componente especialmente configurados para fornecimento e distribuição do óleo. O óleo aquecido é resfriado pelo circuito de resfriamento do veículo, que mantém o trem de força na temperatura correta de operação. O exterior do estator é equipado com um dissipador de calor a água.

 

Volkswagen Kassel é o centro produtor do trem de força elétrico 

O sistema propulsivo com caixa de engrenagens, rotor e estator, será produzido na fábrica da Volkswagen Group Components em Kassel, na Alemanha. O Head de Desenvolvimento de Propulsão Elétrica, Power Electronics e Transmissão na Group Components, Alexander Krick, comenta. “Já estamos desenvolvendo motores elétricos e suas caixas de redução há 15 anos. Faz mais de 10 anos, também, que os produzimos em nossas instalações”.

Krick ainda ressalta. “Com base em nossos muitos anos de experiência, otimizamos todo o sistema através de, entre outras coisas, o uso de chapas de aço especiais e processos de usinagem customizados. Assim, conseguimos aumentar a eficiência de forma significativa”.

A base para o design do novo sistema de propulsão continua sendo a arquitetura modular elétrica (MEB), plataforma da Volkswagen especificamente desenvolvida para modelos elétricos.

O Head de Powertrain e Sistemas de Energia em Desenvolvimento, Karsten Bennewitz, explica. “Como o espaço disponível não mudou, tivemos que desenvolver um novo trem de força que atinge significativas melhorias de performance e eficiência apesar de estar sujeito às mesmas restrições. Foi um grande desafio para a equipe do Desenvolvimento Técnico e Componentes do Grupo. O resultado mostra que conseguimos diminuir o uso de matérias primas e, ao mesmo tempo, obter um considerável aumento na eficiência do veículo”.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php