O Projeto Pescar realizado pelo Grupo ZF alcançou a 16ª turma no começo de fevereiro. A iniciativa, que já beneficiou mais de 211 adolescentes, tem o objetivo de oferecer cursos a jovens carentes das regiões em torno da fábrica. Em 2012, 11 jovens das cidades Sorocaba e Votorantim foram aprovados após cursarem 1.130 horas de aulas sobre desenvolvimento pessoal e técnico.
O curso disponibiliza aulas com foco em mecânica industrial, mas, além do ensino profissionalizante, há lições sobre Relações Humanas, Comunicação e Expressão, Saúde, Ecologia, Empreendedorismo, Artes, Inglês, Informática e Atualidades. A próxima turma do Pescar começará suas aulas em março de 2013.
Para se candidatar ao projeto, as famílias dos jovens interessados devem se inscrever em dezembro na área de Responsabilidade Social do Grupo ZF, que fica na fábrica em Sorocaba (SP). É necessário que o aluno tenha entre 16 e 17 anos, esteja cursando o Ensino Médio e tenha renda familiar igual ou inferior a um salário-mínimo.