Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Nakata dá dicas para prolongar a vida útil do eixo cardã



O eixo cardã é composto de uma série de partes móveis, como cruzetas, luvas, ponteiras, garfos, mancais, flanges de acoplamento e terminais. Por isso é importante tomar alguns cuidados com a manutenção e evitar gastos expressivos caso algum dos componentes do eixo quebre, já que é ele quem transmite a energia para o eixo diferencial que, por sua vez, faz as rodas funcionarem corretamente.

Para prolongar a vida útil do eixo cardã, o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, recomenda: “É essencial evitar sobrecarga, trancos e esforços excessivos e não esquecer a lubrificação adequada”. Outro ponto importante para evitar que o veículo pare inesperadamente é fazer a manutenção de acordo com as recomendações do fabricante.

O intervalo de tempo entre uma lubrificação e outra estão relacionados com as condições de uso do veiculo e a sua utilização. Se o caminhão tem uso rodoviário, as lubrificações devem ocorrer em até três meses de uso ou 20 mil km, o que ocorrer primeiro. Já para caminhões que circulam mais na cidade, os prazos são menores: a cada 10 mil km ou um mês. Em condições severas ou fora de estrada, a lubrificação deve ocorrer a cada 15 dias.

css.php