Começa nesse final de semana (14, 15 e 16/03) mais uma temporada do Campeonato Mundial de Fórmula1, a maior categoria do automobilismo internacional, que traz como o maior destaque do ano a proibição de controles eletrônicos em todos os carros participantes. O objetivo da FIA com essa medida, que vai exigir mais habilidade do piloto atrás do volante, é aumentar a competitividade dentro das pistas e permitir mais ultrapassagens durante as corridas.
O novo regulamento mal estreou e já está causando polêmica no paddock. A eliminação dos dispositivos eletrônicos vai impossibilitar a ajuda do controle de tração e dos sistemas de controle do freio-motor. Outra novidade que promete agitar o circo é a obrigação do uso da Unidade Padronizada de Controle Eletrônico (Standard Electronic Control Unit), que fará o controle dos custos de desenvolvimento e permitirá maior fiscalização entre as equipes.
Os pilotos da Renault F1 Team, Fernando Alonso e o brasileiro Nelsinho Piquet (foto ao lado) falam sobre as novidades. Alonso explica que nas curvas de baixa velocidade, onde geralmente usam a segunda marcha, a falta do sistema vai faza falta do sistema vai faz diferença: “Isso significa que o piloto tem que mudar seu estilo de pilotagem. No ano passado, nós costumávamos usar 100% do pedal acelerador nessas curvas, mas agora precisamos ser mais cuidadosos e delicados com a aceleração”.
Nelsinho Piquet, que estréia este ano como piloto oficial esse ano também acredita que as medidas têm maior impacto na pilotagem. “A principal diferença que notei em relação aos carros de 2007 é a ausência do controle eletrônico do freio-motor, pois o carro ficou muito mais instável, especialmente com pneus usados”.
Apesar de todas as mudanças, a velocidade dos carros da Fórmual1 permanece quase a mesma dos anos anteriores. A ausência dos sistemas eletrônicos representa uma redução entre três e quatro décimos de segundo por volta, em média.
A primeira prova da temporada será realizada em Melbourne, na Austrália, no circuito de Albert Park, e terá três brasileiros na disputa: Felipe Massa, de Ferrari; Ruben Barrichello, de Honda; e o estreante Nelsinho Piquet, que correrá na Renault. Os treinos classificatórios que definem o grid de largada será transmitido pela Rede Globo a meia noite de sexta para sábado e a corrida será na madrugada de sábado para domingo, às 01h30 (horário de Brasília).