Programa já reciclou 8,4 milhões de filtros de óleo no Paraná

 

Programa Descarte Consciente Abrafiltros tem como meta reciclar 440 mil kg do material em 74 municípios em 2024

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, elaborado pela Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso) e implantando em 2013, já reciclou 8.442.974 filtros usados de óleo lubrificante automotivo.

“O processo de reciclagem é complexo e o custo é elevado. São as empresas que arcam com esse montante. Por ser uma iniciativa de grupo, o custo é reduzido em relação às ações individuais. Além disso, toda a gestão é feita pela associação, facilitando o dia a dia nas empresas que só precisam enviar alguns dados, como os de comercialização, para a Abrafiltros”, esclarece. “Todo o processo de adesão é padronizado de forma isonômica entre as empresas, por ser uma iniciativa de grupo. Cada empresa arca com o volume proporcional à quantidade de filtros comercializados no estado, conforme as metas governamentais”, explica Marco Antônio Simon, gestor do programa Descarte Consciente Abrafiltros, sobre as empresas procurarem a assosiação para o cumprimento da logística reversa.

No programa, a Geoquímica, empresa do Grupo Supply Service, localizada em São José dos Pinhais/PR, após disponibilizar os kits de tambores nos pontos de coleta como oficinas, postos de gasolina, concessionárias, entre outros, e, depois recolher os filtros usados do óleo lubrificante automotivo, faz todo o processo de reciclagem.

O metal (23% dos resíduos) é encaminhado para siderúrgicas, o óleo lubrificante usado contaminado (OLUC) vai para rerrefino (2%). Já a maior parte dos resíduos são elementos filtrantes, vedações, entre outros, contam com 75% do volume e seguem para coprocessamento em cimenteiras, para geração energia e uso das cinzas (clínquer) na fabricação do cimento. “Nada é encaminhado aos aterros sanitários”, ressalta Simon.

Inicialmente, em 2013 foram implantados 122 pontos de coleta, número que com o crescimento anual do programa subiu para 945 em 2024, inseridos em 74 cidades paranaenses. Nove caminhões percorrem uma média mensal de mais de 24.000 km para fazer a coleta nestes municípios. Hoje, 36 empresas participam do programa Descarte Consciente Abrafiltros, sendo que 12 delas ingressaram em 2023.

“Para 2024, a meta é recolher e reciclar 440.067 kg de filtros usados do óleo lubrificante automotivo em 74 municípios do Paraná”, afirma Simon.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php