O Programa Formare, promovido pela Fundação Iochpe, completa 30 anos. Desde 1989, o programa já formou 22.500 jovens de baixa renda. Atualmente, 44 empresas possuem o Formare no Brasil, sendo 20 do setor automobilístico. Os cursos são realizados no contraturno escolar dos alunos, dentro das empresas, com aulas teóricas e práticas.
Os próprios funcionários compartilham seu conhecimento e são capacitados para atuar como educadores voluntários. Os cursos têm carga horária mínima de 800 horas e são certificados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A abordagem por competências visa contribuir para que os jovens tenham melhores condições de assumir uma postura ética, colaborativa, criativa e empreendedora em ambientes instáveis como os de hoje, sujeitos a constantes transformações.
“A indústria automotiva está constantemente buscando novos colaboradores bem preparados para trabalhar em suas linhas de montagem. Além disso, como a Fundação foi criada por uma empresa de autopeças, foi natural que a cadeia fosse a primeira a acreditar na proposta do Formare, que pauta-se pelo desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania e inserção no mundo profissional”, afirma Claudio Anjos, Diretor da Fundação Iochpe.