fbpx




No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas, atingiu a marca de 8 milhões de filtros do óleo lubrificante automotivo reciclados.

Fabricantes, distribuidores, importadores, mecânicos e varejistas precisam contribuir com a sustentabilidade, e por isso a Abrafiltros criou em 2012 o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo.

“Atualmente o programa é totalmente custeado pelas empresas associadas à entidade, que cumprem a legislação em vigor, o que acaba criando uma condição desigual de mercado. Por isso, é importante que os órgãos governamentais criem mecanismos de fiscalização para que mais empresas sejam obrigadas a cumprir a legislação e façam parte dos termos de compromissos firmados com as secretarias de meio ambiente. Além de contribuírem para uma educação ambiental melhor e diluir os custos, se houver maior adesão de empresas, será possível elevar a abrangência deste trabalho”, afirma o presidente da Abrafiltros, João Moura.

A meta para 2017 é coletar 1.009.350 kg de filtros usados do óleo lubrificante automotivo em 123 municípios dos três estados, equivalente à reciclagem de 2.588.077 filtros usados do óleo lubrificante automotivo.

- Publicidade -