Produção e vendas caem em abril, mas setor não desanima

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) anunciou nessa segunda-feira (07/05) o balanço mensal da indústria automotiva e os resultados não foram tão grandiosos quanto o mercado estava acostumado a obter nos últimos tempos. A queda foi grande: no mês de abril foram comercializados 14,2% veículos a menos do que no mês de março, ou seja, passou de 300,6 mil para 257,0 mil unidades.

Mas mesmo com esse cenário não tão colorido, os números não desanimam as autoridades do setor: “o resultado foi afetado pelos feriados, tivemos semana santa, 21 de abril caiu num sábado e muita gente fez a ponte para o dia 1º de maio, e isso reduziu as vendas”, disse Cledorvino Belini, presidente da associação. Ele enfatizou, porém, que o quadrimestre perdeu 3,4% de mercado em relação ao ano passado, no acumulado de janeiro a abril de 2011 foram vendidos 1,114 mil veículos, enquanto no mesmo período desse ano as vendas não ultrapassaram as 1,076 mil unidades.

O segmento de caminhões também regrediu, foram 8 % a menos nas vendas em relação ao quadrimestre de 2012 com o ano passado, ou seja, uma queda de 53 mil unidades para 48,7 mil caminhões comercializados.

“As previsões para o fechamento do ano são as mesmas: um aumento entre 4 e 5% no mercado, o que representa de 3.770 a 3.810 mil veículos comercializados contra os 3.633 mil vendidos em 2011. Levando em consideração a queda dos juros que vêm sendo de forma acentuada e a expectativa do governo de que a economia comece a girar, vamos acreditar que o mercado melhore até o final do ano, embora o 1º quadrimestre tenha sido de queda”, finalizou.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php