Produção de veículos bate recorde e cresce 31,9% em janeiro

As montadoras brasileiras começaram o ano com crescimento na produção de veículos. No primeiro mês do ano de 2013 a indústria fechou o balanço com 279,3 mil unidades, uma alta de 31,9% em relação a janeiro do ano passado, quando foram fabricados 211,8 mil modelos entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O número, recorde histórico para o mês, foi apresentado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

O volume ainda ficou 7,7% acima do divulgado em dezembro, quando foram produzidos 259,4 mil veículos. O período foi marcado pelo anúncio de que aquele seria o último mês de redução máxima nas alíquotas do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). No entanto, mais uma vez o governo prorrogou o desconto até o primeiro semestre de 2013. De acordo com as autoridades, o tributo deverá voltar a subir gradualmente ao longo do ano.

Em fevereiro a previsão é que o ritmo da produção de veículos no Brasil diminua, segundo a Anfavea. O motivo, de acordo com Cledorvino Belini, presidente da entidade, deve-se às paradas programadas pelas montadoras. Neste ano, as empresas deram férias no Carnaval, o que é atípico, já que as fabricantes costumavam a agendar as férias para meses antes. Outra razão é que no mês do Carnaval o consumidor tende a diminuir as compras, obrigando as companhias a desacelerar.

Vendas
Com relação aos licenciamentos, em janeiro deste ano as fabricantes registraram vendas de 311,5 mil veículos, um aumento de 16,1% em comparação ao mesmo mês de 2012. Por outro lado, dezembro teve melhor desempenho com 359,4 mil unidades vendidas.  Ao confrontar o número com janeiro há uma queda acentuada de 13,3% na comercialização no primeiro mês do ano.

Caminhões
No segmento de pesados, o setor registrou crescimento de 42,7% em janeiro (12.705) sobre dezembro (8.903). As vendas, por sua vez, diminuíram 4% na mesma comparação, para 12,1 mil unidades. Com relação a janeiro de 2012 o crescimento na produção foi de 269,5%, quando no período foram produzidos apenas 3.438 caminhões.

Estimativa
Com um discurso otimista, a Anafavea prevê um crescimento de 4,5% na produção de veículos em 2013, o que representa a conquista de um patamar de 3,5 milhões de veículos. A expectativa para o aumento das vendas varia entre 3,5% e 4,5%, com quase 4 milhões de veículos licenciados até o final do ano.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php