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Problema elétrico no arrefecimento: como analisar?

arrefecimento

Troquei todos os componentes do sistema de arrefecimento, mas o veículo ainda apresenta problemas de temperatura, o que devo fazer?

 

O arrefecimento a água, que é o mais comum atualmente, baseia-se na troca de calor entre o motor e o ambiente externo através da circulação do líquido entre as galerias do bloco, do cabeçote e do radiador. A função do sistema não é meramente “resfriar o motor”, mas sim, mantê-lo na temperatura correta de trabalho. Quando algo dá errado nesse circuito, o calor não é trocado da forma correta e problemas graves podem acontecer, até mesmo a perda do motor.

A composição do líquido de arrefecimento é fundamental para seu funcionamento correto. A mistura costuma ser composta por uma parte de água desmineralizada e outra parte de aditivo (alguns aditivos já são vendidos na proporção correta). As porcentagens estão descritas no manual do veículo. São comuns os casos de mecânicos que encontram o sistema de arrefecimento abastecido apenas com água comum ou com a mistura incorreta de aditivo. Isso pode levar à corrosão de todo o sistema com o tempo.

Mas, mesmo quando o sistema de arrefecimento passa por manutenções periódicas corretamente, pode haver algum tipo de problema. Como o caso de uma SpaceFox que chegou à redação da Revista O Mecânico. Segundo o leitor, ela esquenta e liga a ventoinha quando quer, isso quando liga. Foi trocada a bomba d’água 3 vezes, válvula termostática, sensor, carcaça e até o radiador. Não tem vazamento, foi feito o cabeçote e ainda esquenta. O condutor precisa desligar o veículo quando ele esquenta e esperar esfriar para andar novamente. O que o mecânico deve fazer diante deste caso?

Aparentemente, há um problema elétrico. Ou a unidade de comando não está recebendo o sinal correto de temperatura para disparar o comando do eletroventilador. Ou esse comando não chega ao eletroventilador. É preciso fazer algumas verificações:

a) O sistema de arrefecimento foi corretamente sangrado? Bolhas de ar no sistema provocam leituras falsas no sensor de temperatura;

b) É possível fazer o acionamento do eletroventilador pelo scanner? Se isso não ocorrer, verifique:

– Se o sinal de comando chega ao relê de acionamento do eletroventilador,

– Se o relê recebe positivo e negativo do sistema elétrico do veículo,

– O funcionamento do relé,

– Mau contato no conector do eletroventilador,

– Mau contato no conector do relé,

– Fio partidos no chicote entre a unidade de comando e o relé e entre o relé e o eletroventilador;

c) O scanner acusa eletroventilador ligado em alguma ocasião (temperatura em que deveria estar acionada)? Se sim, faça as verificações do item b;

d) O scanner mostra temperaturas coerentes? Se não, e o sistema não tem bolhas de ar, teste o sensor de temperatura e o seu chicote.

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