Porsche mostra nova tecnologia em turbo

O destaque da próxima geração do Porsche Turbo já está pronto e denomina-se turbina de geometria variável, descrita com a sigla VTG (variable turbine geometry). Trata-se de uma tecnologia que permite aumento significativo na flexibilidade do motor, com melhora nas acelerações, especialmente em baixas rotações. As principais características do sistema VTG são pás variáveis que dirigem o fluxo de gases do motor exatamente na direção da turbina.

Em outubro de 1974, a Porsche lançou o modelo 911 Turbo, primeiro carro esporte de produção em série equipado com motor turbocomprimido. Quando a montadora apresentar o novo veículo irá introduzir o primeiro motor turbo a gasolina com VTG. Esta tecnologia é utilizada em motores turbodiesel desde 1990, porém não havia sido aplicada ainda em motores turbo a gasolina, pois a temperatura  dos gases é superior a 1.000 ºC, muito mais alta que a verificada nos motores turbodiesel. Esse impasse a empresa solucionou em parceria com a Borg Warner Turbo Systems, os quais desenvolveram materiais resistentes a altas temperaturas, utilizados em tecnologia espacial.

O turbocompressor foi inventado há cem anos, em 27 de outubro de 1905, pelo engenheiro suiço Alfred Büchi. Sua idéia não era apenas pré-comprimir o fluxo de ar para dentro do motor, mas também aproveitar a energia cinética dos gases que saíam em alta pressão do sistema de escape do motor. Porém, a primeira aplicação pratica de turbo compressão aconteceu em motores marítimos na Alemanha, em 1923.

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