A Porsche anuncia o lançamento do Macan, primeiro SUV compacto fabricado pela companhia alemã, para o início de 2014. O modelo, segundo a própria Porsche, terá vocação para o off-road e vai conter o DNA esportivo da marca tanto no design quanto no desempenho, e estará disponível em três versões, duas com motores a gasolina V6 Biturbo (3.0 e 3.6) e uma com motor turbodiesel 3.0 V6.
O Porsche Macan S, versão de entrada da linha, terá motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, capaz de gerar potência de 340 cv. Os números de consumo de combustível impressionam: de acordo com o novo ciclo de direção europeu (ou NCDE) o Macan S faz entre 11,1 e 11,5 km/l, o que corresponde a um nível de emissões de CO2 entre 212 a 204 g/km. Já o Macan S Diesel tem motor turbodiesel V6 de 3,0 litros que gera 258 cv de potência máxima e roda entre 15,9 e 16,4 km com um litro de combustível. Seu conjunto de transmissão é o mesmo da versão a gasolina.
A versão topo de linha é o Macan Turbo, que será equipado com motor V6 biturbo de 3,6 litros, inédito em toda a linha Porsche, capaz de render 400 cv de potência e, ao mesmo tempo, de acordo com o NCDE, fazer entre 10,8 e 11,2 km/l. O Macan Turbo possuirá de série também o sistema de controle de chassi por gestão de suspensão ativa da Porsche (Porsche Active Suspension Management, PASM), que estará configurado no modo esportivo para proporcionar uma sensação mais esportiva à suspensão e ao esterçamento direto.
Na transmissão, as três versões contam com transmissão PDK de dupla embreagem com sete marchas e opção de troca no volante; e a tração ativa nas quatro rodas controlada eletronicamente (Porsche Traction Management ou PTM), que trabalha em conjunto com a embreagem de múltiplos discos de mapa controlado, o diferencial de freio automático (Automatic Brake Differential, ABD) e o ajuste antiderrrapagem (Anti-Slip Regulation, ASR). Segundo a fabricante, o sistema de tração nas quatro rodas trabalha com o eixo traseiro sempre manobrado e com o eixo dianteiro recebendo seu torque de direção do eixo traseiro, sendo que o torque depende da razão de travamento da embreagem de múltiplos discos controlada eletronicamente.
Todas as versões do Porsche Macan possuem sistema de direção eletromecânica e modo off-road: função que troca todos os sistemas relevantes para um programa off-road orientado pela tração: as trocas de marchas são direcionadas para gerarem um nível mais acentuado de tração; a embreagem é pré-tensionada a um grau mais elevado para poder oferecer mais rapidamente o torque de direção adequado ao eixo dianteiro; a divisão padrão do torque entre os eixos dianteiro e traseiro, bem como a resposta do pedal do acelerador, também são adaptadas às condições off-road. O modo off-road é acionado com o apertar de um botão no console central, nas velocidades de zero a 80 km/h.
Outro recurso comum às três versões é o botão Sport, que quando é pressionado, o sistema de gestão eletrônica do motor faz com que a resposta do motor seja ainda mais rápida, mexendo também no limitador de rotações, no ponto de troca de marchas do PDK, entre outros.
A lista de equipamentos especiais opcionais tem sistema de suspensão a ar; pacote Sport Chrono; sistema de divisão de torque Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), que distribui diversos níveis de torque de direção às rodas traseiras e trabalha em conjunto com um bloqueio de diferencial no eixo traseiro, controlado eletronicamente; farol alto dinâmico, que faz parte do sistema de iluminação Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) e que ajusta de maneira contínua o nível dos faróis de acordo com o tráfego à frente e em direção contrária.
A Porsche declarou ainda que investiu 500 milhões de euros na fábrica e iniciou no local uma linha de produção, configurada para produzir cerca de 50.000 veículos por ano. O Macan deve estar disponível a partir de maio de 2014 na América Latina.