Por que trocar óleo do câmbio automático? Mecânico Responde

Troca de óleo geralmente ocorre a cada 40.000 km

Ainda há diversas polêmicas sobre a troca do lubrificante de câmbios automáticos, CVT e de dupla embreagem, o que gera dúvida na internet, como a do Bruno Pimentel, que questionou: “Por que as fabricantes de câmbios automáticos, CVT e de dupla embreagem não projetam essas caixas com filtros externos, como ocorre com os filtros de óleo do motor? Isso evitaria a remoção do cárter para a troca, reduzindo custos e trabalho”. Claro, para respondê-lo, a Revista O Mecânico contou com ajuda do consultor técnico Ulisses Miguel.

“Bruno, essa escolha se deve principalmente a três fatores. Primeiro, incluir um filtro externo exigiria um redesenho do câmbio, aumentando o tamanho e o custo da transmissão. Segundo ponto é a eficiência de filtragem, uma vez que os filtros internos contam com uma capacidade maior de retenção de partículas, garantindo uma vida útil mais longa do câmbio. Por fim, é possível chegar ao intervalo de troca do filtro, que diferente dos filtros de óleo do motor, que precisam ser substituídos a cada 7.000 a 10.000 km, o filtro do câmbio é projetado para durar toda a vida útil da transmissão”, salientou Miguel.

Vale dizer que nos câmbios modernos, a troca de óleo geralmente ocorre a cada 40.000 km, e muitos fabricantes consideram que o filtro só precisa ser substituído quando há manutenção na transmissão. Em alguns modelos, como o 6T30 da GM, o filtro nem sequer pode ser trocado removendo o cárter, sendo necessário abrir o câmbio inteiro.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php