Seguindo a tendência de veículos com tecnologias limpas, que atualmente se transformou em conceito na linha de montagem das montadoras no mundo inteiro, a Volkswagen oferece para o mercado nacional o novo Polo BlueMotion. O automóvel surge como mais uma opção ecologicamente correta dentre os modelos que prezam pela economia de combustível e redução de poluentes, com detalhes visuais que refletem muito dinamismo e esportividade.
Não é por menos que na Europa a Volkswagen vem apostando no lançamento de protótipos com o conjunto BlueMotion. Visto com muito bons olhos pelo consumidor de lá, os veículos são resultados da equação entre aerodinâmica e motor e, o mais importante, garantem altos níveis de economia, em relação aos modelos antigos.
Com o Polo BlueMotion nacional a tática é a mesma. A versão foi criada nos moldes da linha européia, mas sem o propulsor 1.4l a diesel, utilizado no velho continente por ser menos poluente e mais econômico que o motor a gasolina. No Brasil, o motor adotado conta com sistema flex, o conceituado 1.6l VHT, que alcança potência máxima de 104 cv com álcool a 5.250 rpm e torque máximo de 15,6 kgfm (álcool) a 2.500 rpm.
A montadora integrou ainda um novo escalonamento de marchas e fez toda a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica. Para facilitar as manobras, a direção tem o auxílio eletro-hidráulico. A suspensão foi rebaixada para aprimorar a aerodinâmica, o que deixa o carro com ótima estabilidade em estradas e nas curvas dá estabilidade e segurança aos ocupantes.
Além das alterações mecânicas, o Polo ganhou novas formas aerodinâmicas no desenho, que contribuem para a redução de até 15% no consumo. Um exemplo é a grade frontal de ar com menos aletas, que diminui a turbulência do veículo em altas velocidades, os spoilers na dianteira e traseira e o aerofólio na tampa do porta-malas, que aumentam o desempenho do modelo.
Internamente, o veículo apresenta detalhes claros nas portas e levemente azulados nos assentos e nos encostos dos bancos. Apesar das características básicas, traz ar-condicionado digital de série, MP3 player com conexão Bluetooth, SD card e USB, direção eletroidráulica e rodas de liga leve aro 14″, feitas de alumínio com tratamento térmico para diminuir a resistência ao ar.
Na lista de opcionais, o consumidor pode escolher travamento central das portas com controle remoto e dispositivo de segurança, retrovisores e vidros com acionamento elétrico, alarme com imobilizador eletrônico, airbags frontais, sistema de freios ABS e o Sistema Interativo Volkswagen I-System. Disponível somente na cor prata, o BlueMotion tem preço a partir de R$ 46.270 e é ideal para motoristas que, ao invés de pensarem no bolso, estão mais preocupados com a preservação do meio ambiente.
O Salão de Frankfurt de 2009, realizado durante o mês de setembro, na Alemanha, apresentou mais três modelos BlueMotion desenvolvidos pela Volkswagen: o Polo com propulsão 1.2l turbodiesel de 75 hp, emissão de 87 gramas de CO2 por km e consumo de 3.3l a cada 100 km/h, o Golf com potência de 105 hp e emissão de 99 gramas de CO2 por km e o Passat, na versão sedã e perua, que conta com o mesmo motor do Golf e gera 114 gramas de CO2 por Km.