Escolher componentes que não atendam as especificações mínimas do projeto original pode aumentar o risco de acidentes
O único contato entre o veículo e o solo, os pneus são os responsáveis por garantir a tração do carro. Além disso, as rodas desempenham o papel fundamental de servir de suporte para os pneus e conectá-los na suspensão. Por conta disso, é importante ficar atento as especificações e medidas de ambos os componentes, para garantir o trabalho correto do conjunto. Assim, a Revista O Mecânico explica os principais índices e seus significados, para auxiliar na hora da substituição.
No desenvolvimento dos veículos, as fabricantes utilizam pneus que cumpram uma série de requisitos mínimos de acordo com a sua aplicação, como carga máxima, velocidade máxima, conforto, estabilidade, entre outros. Assim, na hora da troca, é preciso ter atenção para instalar componentes que atendam às exigências estabelecidas. Nas rodas, além de observar o diâmetro, há a necessidade de cuidado quanto a furação, tala e quantidade de furos.
Dados e índices do pneu: No flanco lateral do pneu, estão disponíveis as principais informações relacionadas as especificações dele. Para um pneu 225/45R17 91W, cada item significa:
225 – Indica a largura da banda de rodagem do pneu, em milímetros. Para um mesmo composto, quanto mais larga a banda de rodagem, maior a aderência, mas com maior resistência ao rolamento.
45 – É a altura do perfil lateral do pneu, em porcentagem com relação a largura da banda de rodagem. Nesse caso, será 45% de 225 mm, ou 101,25 mm de altura. Quanto maior essa altura melhor o conforto e resistência contra obstáculos, porém com menor aderência em curvas, visto que o pneu tende a dobrar.
R – Significa que a construção interna das fibras do pneu é radial, o tipo mais comum atualmente.
17 – Sinaliza o diâmetro de roda adequado para montagem em polegadas, nesse caso o pneu é feito para uma roda aro 17.
91 – É o índice de carga do pneu, representando a carga máxima, em quilogramas, que cada pneu suporta.
W – Índice que representa a velocidade máxima para a qual o pneu foi projetado, visto que os pneus são testados e construídos para aguentar o calor e os esforços gerados para determinadas velocidades.
Dados e índices da roda: Antes de instalar uma nova roda no veículo, é preciso atenção quanto às medidas das rodas originais. De acordo com a legislação de trânsito, o diâmetro total do conjunto roda e pneu não pode ser alterado em mais de 3%, para mais ou para menos em relação ao original. Em uma roda 18” x 8” 5×120, os itens significam:
18 – Medida do diâmetro da roda, em polegadas.
8 – Medida da largura de tala da roda em polegadas, que limita a largura do pneu a ser montado no conjunto.
5 – Indica a quantidade de furos na roda, para a montagem correta no cubo.
120 – Significa a medida do diâmetro do círculo imaginário formado pelos parafusos, em milímetros.
Alterar o tamanho das rodas e pneus é um procedimento muito comum, mas pode ter graves consequências se não for feito de forma correta. Caso o diâmetro total do conjunto fique maior do que o projetado, pode haver contatos entre pneu e para-lama, alterações na dinâmica do veículo, prejuízo no conforto e desgaste precoce de componentes como molas e amortecedores. Para quem deseja mudar, uma solução é utilizar tamanhos de roda e pneus das diferentes versões de um mesmo veículo, visto que a fabricante testou aquelas medidas. Entretanto, o recomendado é manter o conjunto nas medidas originais, homologadas pela montadora.