
Os pneus assimétricos, direcionais e simétricos possuem diferenças no desenho da banda de rodagem, o que torna as características gerais do produto diferentes, sendo recomendados para diferentes tipos de uso. A variação no desenho não é apenas estética, ela influencia no comportamento do pneu e também do veículo.
O diretor de Vendas e Marketing da Dunlop, Rodrigo Alonso, é importante para o consumidor saber o tipo de pneu usado para evitar dores de cabeça. “É importante que o condutor conheça o tipo de pneu usado por seu veículo, pois a montagem incorreta, no lado errado do sentido de rodagem, pode prejudicar o desempenho e a segurança oferecida pelo produto.
Entenda as diferenças entre pneus assimétricos, direcionais e simétricos
Assimétrico
O pneu assimétrico possui um desenho que é possível observar diferenças nos padrões dos sulcos. O lado voltado para fora do veículo possui blocos desenvolvidos para que o pneu possa suportar mais impacto, melhorando a dirigibilidade e a aderência do carro. O desenho evita também a entrada de pedras ou outros detritos na banda de rodagem.
O lado voltado para dentro é desenhado para permitir uma maior vazão de água, o que pode melhorar o desempenho na chuva, reduzindo as chances de aquaplanagem.
Segundo a Dunlop, os pneus assimétricos requerem uma maior atenção à sua montagem, respeitando a inscrição na lateral do produto indicando o lado interno e externo para a aplicação. No momento do rodízio, o desenho assimétrico possibilita a mudança dos pneus de um lado para outro do veículo, assim como uma simples mudança de eixo.

Direcional
O desenho da banda de rodagem do pneu direcional lembra o formato da letra “V”. Esse pneu é recomendado para quem prioriza a esportividade e a dirigibilidade, principalmente em situações com o piso molhado. A principal característica é a maior aderência por conta do desenho que permite escoar a água para fora da banda de rodagem de forma mais rápida, aumentando a aderência e evitando a aquaplanagem.
Em contrapartida, esse tipo de pneu gera um nível maior de ruído no momento da rodagem e limitações no rodízio, pois o sentido de rotação deve ser sempre respeitado para manter as características de performance e segurança. Na lateral há a indicação do sentido de rotação para a montagem. O rodízio deve ser feito com maior frequência para diminuir os ruídos.

Simétrico
O pneu simétrico possui um desenho igual nos dois lados da banda de rodagem, permitindo a montagem nas rodas em qualquer sentido de rotação, facilitando o rodízio dos pneus nos veículos.
