Encontrar pneus originais para modelos clássicos é um desafio nos dias atuais. Afinal, as poucas opções que existem no mercado são dá época de fabricação dos próprios automóveis antigos, com 20, 30, 40, anos de fabricação. Ou seja: apesar de novos, os pneus já passaram demasiadamente do prazo de validade e não server para rodagem. É pensando neste problema que a Pirelli lança no Brasil a linha Collezione, exclusiva para modelos clássicos.

A nova linha é formada por pneus que seguem as características originais dos veículos, obedecendo aos atuais padrões de sustentabilidade e segurança com a melhor performance. “A linha Collezione resgata o desenho dos antigos com a tecnologia de contrução dos pneus atuais”, afirma Fabio Magliano, Gerente de Produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

Os pneus são importados da Turquia e serão vendidos no Brasil somente por encomenda – o processo demora cerca de 30 dias. Por ser um mercado de nicho, a fabricante espera comercializar apenas 40 jogos no primeiro ano de vendas. “Ainda não temos os preços definidos”, explica Magliano. O representante oficial da nova linha no Brasil será a empresa Batistinha Garage.

A linha Collezione é formada pelos modelos Cinturato CA67, Cinturato CN72, Cinturato CN36, Cinturato CN12 e Cinturato P5. O Cinturato CA67 foi o primeiro pneu radial têxtil cujo código de velocidade foi SR, ou seja, até 180 km/h. Na linha Collezione, é importante lembrar, todos os pneus são radiais metálicos.