Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Pirelli esclarece mitos sobre manutenção de pneus

A Pirelli explica alguns mitos em relação a manutenção e conservação de pneus veiculares. Segundo a empresa, há problema ao se usar pneus de marcas diferentes no mesmo eixo, pois o veículo pode ficar desequilibrado e apresentar tendência direcional para um dos lados e principalmente em situações de risco como frenagens e pista molhada.


Outra atitude não recomendada pela empresa é usar pneus de medidas diferentes. A alteração da medida dos pneus pode ocasionar inclusive problemas de segurança, como aquaplanagem, espaço de frenagem e dirigibilidade. Se o pneu também for mais largo pode acabar por prejudicar a resistência a aquaplanagem, pois as características do veículo e a suspensão podem não estar calibradas para proporcionar a correta drenagem da água em um pneu mais largo.


Outro fator que deve ter atenção do motorista é seu modo de condução. A forma como o veículo é dirigido afeta diretamente a vida útil dos pneus. Acelerações, freadas e mudanças de direção bruscas desgastam ainda mais os pneus.


Quanto a calibração, os veículos possuem indicação do seu fabricante para a pressão adequada que deve ser usada tanto para quando são utilizados com pouca ou muita carga, lembrando ainda que a calibragem dos pneus deve ser feita sempre com os pneus frios.


Na hora de escolher entre pneus remoldados ou novos, a empresa alerta para sempre escolher novos, pois esses não possuem nenhuma emenda ou colagem realizada após o processo de fabricação.


Existe no mercado a tecnologia verde que utiliza novos compostos que, segundo a Pirelli, garantem uma melhor performance, inclusive em requisitos de segurança como aderência e frenagem. Desta forma, os pneus verdes são ainda melhores do que os tradicionais em quesitos como frenagem, consumo de combustível, resistência ao rolamento e ruído.


css.php