O Quality Brands Protection Committee (QBPC) ou Comitê de Proteção à Qualidade da Marca escolheu a feira Automechanika Shanghai como uma das principais plataformas de campanha “antipirataria”. O evento será realizado de 5 a 7 de dezembro, no Shanghai New International Expo Centre, na China, com mais de mil expositores distribuídos em seis pavilhões de exposição.
Durante o evento, estarão presentes expositores da Bélgica, Brasil, China, Finlândia, Alemanha, Hong Kong, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Coréia, Letônia, Malásia, México, Holanda, Polônia, Rússia, Singapura, Espanha, Taiwan, Tailândia, Turquia, Reino Unido e EUA. Representando o Brasil estará a empresa de Curitiba, Gauss Ind. Com. Autopeças, e segundo Ricardo Miashiro, do Departamento de Exportação e Vendas Internacionais, a presença é fundamental para promover e fortalecer o contato com novos parceiros. “Este ano inauguramos uma fábrica na China e sabemos que esta feira é um ótimo local para promovê-la”.
Para a Comissão Federal de Marcas dos EUA, os produtos piratas custam à indústria automobilística mais de 9 bilhões de euros por ano. A situação na China é crítica, onde o crescimento econômico sem precedentes trouxe um inigualável surto de diversas atividades ilegais no que se refere à propriedade intelectual, como a infração da marca. Na indústria automobilística, a falsificação de peças trai a confiança dos consumidores e causa prejuízos econômicos aos detentores dos direitos autorais, além de risco para a saúde pública e segurança. O fato é que muitos motoristas não sabem que por meio do uso de peças de qualidades inferiores em seus carros colocam suas vidas e de outras pessoas em risco.
A feira é organizada pela Messe Frankfurt em parceria com China National Automotive Industry International Corporation (Corporação Internacional da Indústria Automobilística Nacional da China). Mais informações acessewww.automechanika.messefrankfurt.com