Em 17 de junho de 1970, o Range Rover foi apresentado pela primeira vez ao público. Considerado o primeiro veículo a unir os conceitos de luxo e sofisticação com capacidade off road, o modelo fabricado pela Land Rover está em sua quarta geração e se tornou um dos mais desejados SUVs de luxo do mundo. Atualmente, o modelo está em sua quarta geração e conta com estrutura completamente construída em alumínio e sistema Terrain Response 2 com regulagem automática para todos os tipos de terreno.
Primeira geração – Range Rover Clássico (1970 – 1994)
O primeiro Range Rover era conhecido como “Clássico”. Em 1970, assim que chegou ao mercado, ele era comercializado apenas na versão duas portas, equipado com um motor V8 em alumínio a gasolina, tração integral e freios a disco nas quatro rodas. Durante 25 anos após seu lançamento, o modelo passou por inúmeras atualizações como a inclusão da versão a quatro portas em 1981 e a adoção do câmbio automático em 1982.
Antes, em 1972, o Range Rover foi o primeiro veículo do mundo a percorrer 18 mil milhas – cerca de 29 mil quilômetros – em uma expedição pelas Américas apoiada pelo exército britânico. O percurso incluiu o quase intransponível Darien Gap na divisa entre o Panamá e a Colômbia. Dois anos depois, o Range Rover também percorreu cerca de 12 mil km pelo deserto do Saara em 100 dias.
A fama do modelo se concretizou de vez após as vitórias do Range Rover na maratona Londres – Sidnei, que percorreu mais de 30 mil quilômetros em 1977 e no Rali Paris Dacar em 1979. Em 1985, o motor a diesel que equipou o Range Rover quebrou 27 recordes de velocidade.
Em 1986 o modelo foi equipado com seu primeiro motor a diesel. Em 1989, foi o primeiro SUV do mundo a ser equipado com freios ABS e, em 1992, o primeiro a receber um controle de tração eletrônico e um sistema de suspensão a ar eletrônico e automático.
Segunda Geração – P38a (1994 – 2001)
A segunda geração do Range Rover, chamada de P38a – nome dado por conta de o modelo ser produzido na unidade 38A da fábrica da Land Rover em Solihull, no Reino Unido – foi apresentado em 1994 com um interior mais luxuoso, melhor dinâmica no asfalto e maior capacidade fora dele.
A versão também passou a contar com suspensão com ajuste de altura e uma gama com opções do motor a diesel de 2.5 litros ou os motores a gasolina que variavam entre 3.9 e 4.6 litros.
A série especial Linley, lançada em 1999, representava o mais luxuoso Range Rover já produzido. Ele foi um dos primeiros veículos de luxo do mundo a ser equipado com navegação via satélite e sistema de TV. Inspirado no design de móveis Lord Linley, apenas 10 unidades do modelo foram produzidas e comercializadas a 100 mil libras.
Terceira Geração – L322 (2001-2012)
Na terceira geração do Range Rover, ficou maior, mais espaçoso e mais luxuoso. Em termos tecnológicos, a introdução de uma tela Dual View, que permite que o motorista e o passageiro da frente enxerguem duas imagens distintas na mesma tela – foi um dos marcos para o modelo. Além dela, o painel de instrumentos virtual e interativo foi introduzido pela primeira vez em um Land Rover.
Com a introdução de novas tecnologias para o motor, a gama de opções de propulsores para os clientes foi ampliada. Em 2005 o modelo era equipado com um motor V8 a gasolina de 4.2 litros. No ano seguinte, a Land Rover disponibilizou uma versão a diesel TDV8. Uma versão mais atual do motor V8 a gasolina foi introduzida três anos depois.
Versão atual
Em sua quarta geração, o Range Rover se tornou o primeiro SUV do mundo a ter estrutura inteiramente produzida em alumínio, o que resultou em um carro 420 kg mais leve em relação ao antecessor.