Pinça de freio travando? Veja possíveis causas

Falta de troca do fluido pode ocasionar o travamento do componente

 

 

A pinça de freio tem a função de aplicar pressão nas pastilhas contra o disco. Quando ela apresenta algum tipo de travamento, é possível que haja um desgaste prematuro das peças, superaquecimento e até riscos aos ocupantes. Pensando nisso, a revista O Mecânico exibe as principais causas do travamento da pinça de freio.

Uma das causas mais comuns para o travamento da pinça está relacionada ao êmbolo (pistão), dado que quando a borracha de vedação perde eficiência ou o pistão sofre oxidação, a movimentação fica comprometida, impedindo o recuo adequado após a frenagem. Assim, o atrito constante pode gerar um desgaste irregular das pastilhas e aquecimento anormal do disco.

Outro componente que pode ocasionar o travamento é o guia da pinça, ou pino deslizante, caso não haja lubrificação adequada ou se houver acúmulo de sujeira e ferrugem, pois o pino pode travar e impedir o movimento livre da pinça. Nesse caso, utilizar graxa apropriada e verificar o estado das coifas protetoras são medidas preventivas importantes.

 

 

A mangueira de freio também pode causar problemas no retorno da pastilha, visto que quando ela apresenta obstruções o fluido de freio circula com dificuldade, dificultando o retorno. Isso faz com que a pinça permaneça pressionada, gerando desgaste prematuro e até superaquecimento.

Por fim, utilizar a especificação correta do fluido de freio e realizar sua troca nos prazos corretos é fundamental para evitar problemas de travamento da pinça, dado que um fluido velho, fora da especificação ou contaminado pode provocar corrosão interna no sistema, prejudicando pistões, vedações e canais de circulação.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php