A Volkswagen se volta para o segmento de picapes médias e se prepara para o lançamento mundial da Amarok, principal destaque do Salão do Automóvel de 2008. Com produção prevista para este mês na Argentina, a primeira versão do automóvel deve ser comercializada a partir de 2010, na versão cabine dupla e quatro portas. O modelo com cabine simples começa a ser montado em 2011.
No Brasil, o automóvel será oferecido com tração integral não permanente e tração traseira, que serão alimentadas por dois tipos de motorização turbodiesel. O primeiro modelo é o TDI 2.0 litro com injeção common-rail, com dois turbocompressores seqüenciais, capaz de gerar 163 cv de potência e alcançar torque de 400 Nm a 1.750 rpm. A segunda opção é um TDI somente com um turbocompressor, que pode desenvolver 122 cv de potência e atingir torque máximo de 340 Nm a partir de 2.000 rpm. Para as duas versões, a Amarok conta com câmbio manual de seis velocidades.
Com visual robusto, o veículo tem faróis horizontais integrados com a grade e conta com curvas bem definidas do capô até a carroceria. Na traseira, o logotipo da Volkswagen se destaca ao centro da tampa da caçamba, numa superfície lisa emoldurada pelo destaque das lanternas. O lançamento da Amarok no Brasil está previsto para o primeiro semestre de 2010, com a chegada à Europa no segundo semestre.