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Peugeot renova linha 208 e inclui motores 1.2 Puretech e 1.6 THP flex

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A Peugeot lança no país o Novo 208. A linha 2017 do hatch compacto premium tem como um dos destaques a nova versão 208 GT, equipada com o multipremiado motor turbo THP flex de 173 cv de potência máxima. Na outra ponta da linha o motor 1.2 PureTech, de três cilindros e 90 cavalos de potência máxima, é flex e dispensa o uso do tanquinho auxiliar para partida a frio.
O Novo 208 está disponível em seis versões de acabamento: Active e Active Pack, ambas equipadas com o novo motor Puretech 1.2 e câmbio manual; Allure equipada com motor Puretech 1.2 ou Allure com motor 1.6 16V e câmbio automático sequencial; Sport, equipada com motor 1.6 de 16V e câmbio manual; Griffe, equipada com motor 1.6 16V e transmissão automática sequencial e a GT, equipada com o motor turbo THP e câmbio manual de seis velocidades.
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Novo motor Puretech 1.2 de três cilindros
Na linha 2017, o novo 208 estreia o motor Puretech 1.2l de três cilindros, que já chega sendo o mais econômico do Brasil segundo o Programa de Etiquetagem Veicular. O novo motor produz 90 cavalos de potência máxima a 5.750 rpm, utilizando etanol (127 N.m de torque a 2.750 rpm). Na gasolina são 84 cavalos de potência máxima e 120 N.m de torque, nas mesmas rotações. Sempre associado a um câmbio manual de cinco velocidades, o propulsor equipa as versões iniciais do veículo.
Em relação ao atual 1.5l, as vantagens do novo motor, segundo a Peugeot, são:
– Arquitetura de 3 cilindros permite dimensões compactas e peso reduzido;
– Redução de perdas mecânicas por atrito:
– Uso de materiais de baixa fricção nos pistões (DLC) e de tecnologias adaptadas, como bomba de óleo controlada ou correia de distribuição banhada em óleo;
– Dimensionamento otimizado de cada componente.
– Tecnologia de combustão adaptada (otimização das propriedades aerodinâmicas da câmara, ajuste variável da admissão e escape, cabeça do cilindro com 4 válvulas por cilindro);
– Injeção de combustível com aquecimento no bico injetor, dispensando a utilização do tanque auxiliar de partida a frio;
– Sistema GSI, que indica ao condutor o melhor momento da mudança de marchas, visando a condição mais econômica de quanto ao consumo de combustível. Uma seta indicadora localizada no painel de instrumentos mostrará o melhor momento de o condutor mudar para a marcha superior ou inferior.
A Peugeot afirma que o Puretech 1.2l apresenta o mais baixo consumo de combustível entre todos os propulsores de 3 cilindros do mercado brasileiro. Ele é até 37% mais econômico na cidade em relação ao 1.5l de 4 cilindros, 25% mais eficiente em média comparado aos concorrentes em uso urbano e em torno de 15% no rodoviário, quando abastecido com etanol.
O propulsor de 3 cilindros passou por mais de 400 mil quilômetros rodados para sua validação e adaptação ao veículo. Foram necessárias também 5.400 horas de validação em bancada de teste (dinamômetro de motor) e uma série de adaptações em relação ao motor europeu:
– Sistema de ignição com aquecimento dos injetores, para eliminação do reservatório de combustível de partida a frio;
– Pistões reforçados para utilização de etanol;
– Anéis de 1,2 mm de espessura que favorecem a redução de atrito e, consequentemente, a redução do consumo de combustível;
– Bloco com mancais reforçados e com sistema de arrefecimento de pistões (jato de óleo no fundo dos pistões);
– Bronzinas reforçadas;
– Cabeçotes com sedes de válvulas reforçadas para utilização de etanol;
– Válvulas de admissão reforçadas;
– Eletroválvula do canister adaptada para uso com etanol;
– Chicote específico para o motor bicombustível, adaptado para o sistema de partida a frio.
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Motor EC5 é o “veterano” da linha
Já a configuração intermediária utiliza o motor EC5, que já equipava o 208. Trata-se do 1.6l 16V aspirado, dotado da tecnologia Flexstart, que dispensa o uso do reservatório adicional para partida a frio. Esse propulsor está atrelado à caixa manual de 5 marchas ou transmissão automática sequencial de 4 velocidades. Ele gera 122 cavalos de potência máxima a 5.800 rpm, utilizando etanol (161 N.m de torque a 4.000 rpm). Na gasolina, seus números são 115 cavalos de potência máxima a 6.000 mil rpm e 152 N.m de torque a 4.000 rpm. Esse motor teve uma grande evolução no sistema de lubrificação, com a utilização de um óleo mais eficiente, que permitiu melhorar a performance e reduzir o consumo de combustível.
Para auxiliar o condutor na redução do consumo de combustível, essa motorização dispõe do GSI, que indica no painel de instrumentos a marcha mais adequada para garantir um menor consumo de combustível. Outra importante função do conjunto é o programa EcoDrive. Atrelado ao câmbio automático, quando ativada o condutor poderá perceber um funcionamento mais suave para reduzir o consumo de combustível. A economia de combustível pode chegar a até 7% em uso urbano. No painel de instrumentos, identifica-se a função pelo pictograma “ECO”.
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Comportamento dinâmico
O Novo 208 tem suspensão dianteira pseudo-McPherson e suspensão traseira com travessa deformável. A excelência de seus conjuntos de mola e amortecedor, de calibração específica para rodagem nas vias brasileiras, garante um comportamento dinâmico que trabalha com o melhor compromisso entre conforto e esportividade. Isso para perpetuar e enriquecer o prazer de condução.
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A linha 2017 mantém o i-Cockpit, com painel elevado acima do volante, que rompe com a estrutura tradicional de acolhimento do motorista, com sua ergonomia ímpar que multiplica as sensações de dirigibilidade e agilidade. E um item que ajuda a proporcionar essas sensações é a direção com assistência elétrica variável: precisa e ágil.
O volante possui comandos para controle das funções do rádio e do kit mãos livres com Bluetooth. O painel de instrumentos tecnológico e um pacote completo de equipamentos demonstram o Novo 208 à frente de seu tempo: ar-condicionado automático digital bizone; sensor de obstáculos dianteiro e traseiro, computador de bordo com três modos de operação e nove funções integradas à central multimídia; piloto automático / limitador de velocidade; sensores de chuva e de luminosidade; câmera de ré e airbags frontais, laterais e de cortina, sempre dependendo da versão de acabamento.
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Com exceção das versões Active e Active Pack, o Novo 208 oferece o teto de vidro panorâmico na linha 2017. Destinada a modelos de categoria superior, o equipamento, de 0,66 m² de área útil, é mais uma exclusividade do modelo no segmento e proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna e uma dimensão ampla de espaço. É possível regular a entrada de luz no interior do veículo graças ao fechamento/abertura da cortina do teto.
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Central multimídia de nova geração para uma conectividade intuitiva
Posicionada em primeiro plano, a central multimídia ao alcance das mãos e na mesma altura dos olhos do condutor e do passageiro da frente oferece máxima segurança, conforto e tecnologia em um equipamento de segunda geração. A nova central multimídia apresenta uma grande tela colorida sensível ao toque de 7 polegadas e de funcionamento intuitivo. O botão MENU permite acessar num clique o conjunto das funções:
– MÍDIA RÁDIO para selecionar as diferentes fontes de áudio (rádio AM/FM, streaming de áudio e viva voz via Bluetooth, USB – áudio com exibição de capas, foto e viewer – AUX, calculadora, calendário e Jukebox com 16 Gb de memória para armazenagem de música – atrelado à função Navegação);
– AJUSTES para acessar as configurações do sistema;
– SERVIÇOS CONECTADOS para conectar-se ao MirrorScreen;
– TELEFONE para acessar as funções ligadas ao telefone com reconhecimento de voz;
– CONDUÇÃO dá acesso ao computador de bordo e as diferentes funções do veículo;
– NAVEGAÇÃO via GPS para acesso de mapas (Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa), limites de velocidade em vias rápidas e pontos de interesse, entre outros.
– CÂMERA TRASEIRA (versões GT e Griffe): Quando engatar a marcha ré, o sistema multimídia projeta automaticamente na tela uma imagem permitindo visualizar o que está atrás do veículo. Além da informação visual, o sensor de estacionamento traseiro permite através de uma ajuda sonora de identificar a proximidade com um eventual obstáculo atrás do veículo.
O sistema permite ainda o espelhamento de tela de smartphones na tela da central multimídia. Nos veículos Peugeot esta funcionalidade chama-se MirrorScreen, que apresenta as seguintes vantagens:
– Integração e modernidade ao respeitar estilo e ergonomia ao exibir a tela do smartphone sobre a de 7”;
– Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas para uma utilização compatível com a condução, com dois níveis de informação conforme o veículo se movimenta ou não;
– Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7′;
– Controle: utilização do mesmo pacote de dados cliente, sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal;
– Compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para Sony, Samsung e HTC e CarPlay para o Iphone 5 ou superior.
– Compatibilidade assegurada por dois protocolos de comunicação: MirrorLink (smartphones e apps compatíveis: Sony, Samsung, etc) e CarPlay (iPhone 5 ou superior).
Outra função é o Link MyPeugeot. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.
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208 GT
Na linha 2017, o Novo 208 ganha a apimentada versão GT, com o qual a Peugeot retoma o universo do hatches esportivos, equipado com o motor turbo THP de 173 cv de potência, que confere uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e velocidade máxima de 220 km/h (etanol). A nova geração do motor turbo THP 1.6l Flex, que produz potência de 173 cavalos a 6.000 rpm (no etanol) e 166 cavalos quando abastecido com gasolina, reproduzindo o mesmo torque na mesma faixa de giro (240 Nm a 1400 rpm).
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Esse propulsor faz uso da tecnologia de injeção direta e, devido à própria pressão do combustível, elimina a necessidade de qualquer sistema auxiliar para partida a frio. Ele teve sua taxa de compressão aumentada para alcançar maior potência com etanol, além de ter a bomba de combustível alterada para funcionar com este combustível. O motor está associado a uma caixa manual de 6 marchas.
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Na concepção do Novo 208 GT, diversas adaptações foram feitas com o objetivo de conferir à nova versão esportividade e segurança:
– Suspensão com lei de amortecimento específica, visando à condução esportiva;
– Pneu esportivo com perfil baixo (205/45 R17 88V) Michelin Pilot Sport 3: pneu de baixo atrito ao rolamento, otimizado para reduzir o consumo de combustível e alta aderências nas curvas;
– Direção com melhor precisão do centro e calibração orientada para altas velocidades;
– Freio: Disco dianteiro com diâmetro maior em 17mm e em 6mm na espessura. Discos sólidos nas rodas traseiras;
– Sistema ESP com calibração específica, para aumentar o controle em altas velocidades e curvas agressivas;
– Hill Assist mantém o veículo imobilizado durante 2 segundos em uma saída em ladeira, dando tempo suficiente para mover o pé do freio para o pedal do acelerador sem que o veículo se mova;
– Iluminação estática de interseção (função “cornering”): com os faróis baixos ou altos ligados, permite que o feixe de luz do farol de neblina ilumine o interior da curva, quando a velocidade do veículo for inferior a 40 km/h (condução urbana, estrada perigosa, cruzamentos, manobras de estacionamento, etc). Esta função é acionada com ativação da luz indicadora de mudança de direção correspondente ou a partir de um determinado ângulo de rotação do volante. Esta função fica inativa quando o ângulo de rotação do volante for inferior a um determinado valor, a velocidade superior a 40 km/h e quando é engatada a marcha à ré.
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O programa de estabilidade eletrônica (ESP) integra as seguintes funções:
– Anti-bloqueio de rodas (ABS) e repartidor eletrônico de frenagem (REF);
– Assistência à frenagem de urgência (AFU);
– Anti-derrapagem de rodas (ASR);
– Controle dinâmico de estabilidade (CDS);
– Função Hill Assist
Novo 208 Sport
A Peugeot também pensou no cliente que preza igualmente por um visual mais esportivo do modelo, mas sem o apelo da performance em primeiro plano. Assim, o Novo 208 Sport traz, externamente, uma nova grade com contorno preto brilhante e detalhes em vermelho e preto. O farol de neblina possui decoração em preto brilhante e roda de alumínio de 16 polegadas no mesmo tom. Completam sua roupagem o revestimento externo do retrovisor e o aerofólio em preto brilhante. Monograma SPORT estampa as laterais do modelo.
Internamente, o modelo tem volante esportivo em couro perfurado com fundo vermelho, costura vermelha e inserto de cromo-acetinado. Ele também se vale pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. O Novo 208 Sport é equipado com o motor 1.6l 16V e caixa manual.
Serviços de Pós-Venda
O 208 apresenta diversos benefícios decorrentes da política de Pós-Venda da Peugeot, tais como:
– Três anos de garantia total;
– Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país;
– Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país;
– Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.

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