Para competir no mercado brasileiro de sedãs de luxo, que cresceu 50% em 2011, a Peugeot está trazendo o sedã 508, herdeiro de uma linhagem extensa da marca francesa no segmento. De acordo com a montadora, o projeto do 508 privilegia o conforto, desde as opções técnicas para a ampliação do espaço interno até o trabalho com a aerodinâmica e a acústica. Inicialmente, modelo é oferecido apenas em uma configuração de acabamento e tem preço sugerido de R$ 119.990,00.
O modelo traz de série diversos equipamentos, como o Head Up Display colorido, que projeta informações como velocidade, limitador de velocidade e navegação numa lâmina translúcida em policarbonato com tratamento anti-reflexo localizada atrás do painel de instrumentos, o que permite que o condutor as acessem sem ter necessidade de tirar os olhos da estrada. Outros itens de destaque são o Park Assist (sistema de sensores de estacionamento com medidor de vagas); chave eletrônica com detecção à distância e botão de partida Start/Stop; ar condicionado automático digital Quadri-zone; sistema de som hi-fi JBL (com dez alto-falantes, sendo quatro woofers e quatro tweeters nas portas dianteiras e traseiras, um alto-falante no painel frontal e um subwoofer de 150 W no porta-malas), central multimídia WIP NAV (navegador que integra diversas funções numa tela colorida de 7 polegadas), freio de estacionamento elétrico e automático; Hill Assist (assistência ao arranque em rampa), entre outros.
A motorização do modelo já é conhecida no Brasil. Trata-se do motor THP 1.6 16V Turbo a gasolina, desenvolvido em parceria com a BMW e que equipa os modelos 408, 3008 e RCZ. Fabricado com bloco em alumínio, o propulsor é alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598 cm3 tem cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados. Conforme dados de fábrica, é capaz de gerar 165 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 mkgf disponível à 1.400 rpm.
Já a transmissão é composta por caixa automática sequencial de seis velocidades, com opção de troca por borboletas atrás do volante (paddle shift). Ainda no câmbio, um detalhe que a Peugeot destaca é que o conversor de torque utilizado é pilotado, proporcionando uma condição de tráfego mais seguro principalmente em reduções. A montadora explica que, neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o dito efeito de “freio motor”, ou seja, assim como em um carro equipado com caixa de velocidades mecânica, quando o condutor retira o pé do pedal do acelerador, o veículo “freia” pelo motor. Isso também auxilia a economia de combustível, já que, nestas condições, o motor não injeta gasolina para ser queimada, e também economiza os freios.
O sistema de direção, por sua vez, é eletro-hidráulico variável, do tipo pinhão-cremalheira. O sistema de frenagem, além do Hill Assist, possui outros recursos eletrônicos, como o ESP, que integra controle dinâmico de estabilidade (CDS), assistência a frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF). Na segurança passiva, o modelo é equipado com seis airbags, cinco cintos de segurança de três pontos de ancoragem (com pré-tensionadores pirotécnicos e limitadores de esforço para os lugares dianteiros e laterais traseiros); duas ancoragens Isofix de três pontos nos lugares laterais traseiros e novos apoios de cabeça de múltipla regulagem nos bancos dianteiros, trabalhados para evitar o “efeito chicote” no caso de choque traseiro.