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Peugeot lança o novo sedã 408 com duas opções de powertrain

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A Peugeot apresenta o novo sedã 408 com a nova identidade visual da marca, lista de equipamentos de série mais recheada e duas combinações de motor e câmbio. A versão Allure traz o motor 2.0L 16V VVT Flex e caixa automática de seis velocidades AT6 com opção de trocas de marchas manual. Já a versão Griffe traz a versão flex do motor THP e a nova transmissão automática EAT6, que introduz a função “ECO”.

No 408 Allure, o motor 2.0 de quatro cilindros e duplo comando de válvulas gera potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol (143 cv a gasolina). O torque máximo alcança 22 kgfm a 4.000 rpm, também abastecido com etanol (20 kgfm a 4.000 rpm no caso da gasolina). Esse conjunto é associado à caixa automática de seis velocidades AT6 com opção de trocas de marchas manual.

A versão top de linha, o 408 Griffe THP, traz o motor THP Flex que também equipa o Peugeot 2008 e o Citroën C4 Lounge. O propulsor é capaz de atingir potência máxima de 173 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm entre 1.400 rpm e 4.000 rpm, sempre com etanol.

Entre as alterações necessárias para a transformação do THP a gasolina em bicombustível está o mapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). Segundo a Peugeot, a nova calibração foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e a preferência dos consumidores por motores que ofereçam boas retomadas de velocidade. Com a utilização do etanol, foi necessário o retrabalho dos materiais do motor, para suportar as características deste novo combustível.

A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio, afirma a fabricante. A leitura do combustível utilizado para que o sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem é feita por um novo sensor de etanol. Também é utilizada uma bomba de combustível pilotada, que se adapta às condições de utilização do motor.

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Já a nova transmissão automática EAT6, presente no 408 Griffe THP, introduz a função “ECO”, que, de acordo com a fabricante, prioriza a economia no consumo de combustível ao mudar o mapeamento do motor e as leis de passagens de marcha. A Peugeot garante que a economia chega a até 7% em uso urbano. Além disso, a fabricante explica que as relações de marcha do câmbio foram alongadas em 11%; a cartografia do acelerador foi suavizada para priorizar a redução do consumo de combustível; a atuação do freio motor foi reduzida; a estratégia de travamento das marchas sobre piso plano foi otimizada; e, por fim, foi implantada a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão se encontra na posição Drive.

O sedã também recebeu um novo conjunto de suspensão, desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades, através de modificações em novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros, detalhou a fabricante.

As duas versões de acabamento disponibilizam como item de série alarme, sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos (com pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga para os cintos dianteiros) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros disponíveis para os cinco ocupantes.

O modelo vem equipado ainda com sistema de frenagem antitravamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio à frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo. O controle de estabilidade (ESP), de série em todas as versões, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O ESP pode ser desligado para favorecer manobras em baixa velocidade. A partir de 50 km/h o sistema é religado automaticamente.

No pós-venda, o novo Peugeot 408 tem três anos de garantia total; revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país; pacotes de peças e serviços com preços fixos e mão de obra inclusa; três anos de Peugeot Assistance (serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia).

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Preços:
Peugeot 408 Allure 2.0 BVA: R$ 75.990
Peugeot 408 Griffe 1.6 THP: R$ 86.990

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