A Peugeot lança a gama 2014 do sedã médio 408, que tem como principal novidade a opção de câmbio automático de 6 marchas para a versão Allure 2.0. A transmissão AT6 de seis velocidades, que antes só equipavam os veículos da marca equipados com motor THP 1.6 Turbo, já estava disponível na versão topo de linha do 408, Griffe.
A montadora detalha que a caixa AT6, fabricada pela AISIN, obrigou a fazer modificações no motor 2.0 para melhorar o funcionamento do powerrtrain. Segundo a Peugeot, foram desenvolvidos novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o conforto na função “Drive” sem prejudicar o dinamismo da condução no modo “Sport”.
A caixa é equipada com um sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor, bem como impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (Parking) e “R” (Ré) quando o carro ultrapassa a velocidade de 6 km/h. O câmbio ainda possui sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pelo qual o 408 está tragefando, acionando o freio motor em descidas e trabalhando na melhor faixa possível de torque em subidas.
Motorizações e suspensão
Nas duas versões Allure, manual e automática, o sedã é equipado com 2.0 16v VVT Flex que, conforme os dados de fábrica, produz 151 cv a 6.000 rpm com etanol e 143 cv com gasolina, enquanto o torque máximo é de 22 mkgf a 4.000 rpm, abastecido com álcool, e 20 mkgf com gasolina. O propulsor tem bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando de válvulas de admissão variável contínua (VVT).
Já a versão Griffe recebe o já consagrado motor THP, desenvolvido pela PSA Peugeot Citroën em parceria com a BMW. Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 cavalos de potência a 6.000 rpm (apenas com gasolina) e torque máximo de 24 mkgf disponível a 1.400 rpm.
A suspensão do sedã 408 também recebeu alterações na renovação da linha. A suspensão dianteira é do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, enquanto o trem traseiro é composto por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada. A Peugeot explica que no eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação e adicionado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. Já na suspensão dianteira foi aplicada um novo apoio superior da mola, para melhor filtragem das irregularidades do piso.
As versões Allure, tanto manual como automática, são equipadas de série com freio a disco nas quatro rodas, com discos ventilados na frente, e sistemas de ABS, de repartição eletrônica de frenagem (REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU), além do acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração. A direção eletro-hidráulica assistida também é de série.
Já a topo de linha Griffe THP traz, além dos itens das versões Allure, controle de estabilidade (ESP) e controle de tração (ASR), além de airbag lateral de cortinas. Entre os opcionais, estão sensor de estacionamento dianteiro e faróis autodirecionais com xênon.
No pós-venda, a Peugeot garante que o 408 é o sedã médio que apresenta o melhor tempo e o mais baixo custo para reparo, de acordo com testes realizados pelo CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária). A montadora ainda dá ao modelo três anos de garantia total, além de revisões com preços fixos em toda a sua rede de concessionárias no Brasil, além dos pacotes de peças e serviços também com preços fixos e mão de obra inclusa. O proprietário ainda tem três anos de Peugeot Assistance, serviço de assistência 24 horas da marca.