Peugeot 308 recebe novo câmbio e alterações na suspensão

A linha 2014 do hatch Peugeot 308 começa a ser vendida nas concessionárias da marca com novidades em seu conjunto mecânico e suspensão. Entre as mudanças, a principal fica por conta da adição do câmbio automático AT6 de seis marchas na versão 2.0 Allure. Produzido pela AISIN, a caixa AT6 de segunda geração até então estava disponível apenas nas versões com motorização THP, e substitui a antiga caixa BE, de quatro velocidades.

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De acordo com a fabricante do veículo, a caixa possui um sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor, impossibilitando o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a transmissão.

Esse câmbio ainda possui o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando, “segurando” as marchas em descida, acionando o freio motor, e otimizando a faixa de torque nas subidas.  A Peugeot explica que o sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança. Se o mecanismo não estivesse disponível, com a desaceleração, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os freios.

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Segundo a fabricante, para melhorar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L 16V VVT Flex, foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”. A Peugeot garante que o powertrain formado pelo motor 2.0 e o câmbio AT6 tem melhores acelerações e retomadas, e gasta até 5% menos combustível que a configuração anterior, com a transmissão de quatro velocidades.

A especificação do propulsor de quatro cilindros e 16 válvulas continua a mesma: potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm com etanol (143 cv a gasolina) e torque máximo de 22 kgfm a 4.000 rpm, também com etanol (20 kgfm a 4.000 rpm com gasolina). Feito de liga leve, o conjunto ainda possui duplo comando de válvulas, com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT) na admissão, que tem uma cartografia que possibilita variar a admissão em função das condições de condução, privilegiando o torque em baixa rotação.

Para a versão de entrada Active 1.6, o 308 continua equipado com o motor EC5 1.6 16V Flex, capaz de render 122 cv de potência a 5.800 rpm e torque máximo de 16,4 kgfm a 4.000 rpm, valores quando abastecido com etanol. Esse propulsor traz taxa de compressão de 12:5, que permite otimização do consumo e ampliação da potência do propulsor, e sistema FlexStart que elimina o reservatório de gasolina da partida a frio. O Peugeot 308 ainda possui a versão Griffe THP, com o consagrado motor turbinado de 1.598 cc a gasolina, capaz de desenvolver 165 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 24,5 mkgf a 1.400 rpm. O motor possui cabeçote de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados.

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Novidades na suspensão
O Peugeot 308 recebeu modificações no conjunto de suspensão aplicadas em toda a linha 2014. A fabricante destaca que no eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação por outras mais macias, além da adição de um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. Já no eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola também para melhorar o conforto sem perder a estabilidade.

A suspensão dianteira do modelo 308 é do tipo pseudo-McPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, com coxins de borracha entre a suspensão e a longarina. Por sua vez, a suspensão traseira é composta por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada.

Equipamentos de série
Desde a versão de entrada, o Peugeot 308 2014 traz duplo airbag (adição de airbags laterais e de cortina no 308 Griffe THP); freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF; direção eletro-hidráulica assistida e ar-condicionado (automático digital Bi-zone com saídas de ar traseiras a partir da versão Allure 2.0 Manual). A versão Griffe THP ainda possui controle de estabilidade (ESP) e controle de tração (ASR).

No pós-venda, o modelo 308 tem três anos de garantia total, revisões e pacotes de peças e manutenção com preços fixos em toda a rede de concessionárias da marca, além de três anos de Peugeot Assistance (serviço de assistência disponível gratuitamente em todo o país, 24 horas por dia). A fabricante ainda reforça os resultados do 308 nos testes realizados pelo CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), nos quais o modelo apresenta o melhor tempo e o mais baixo custo para reparo entre os hatches médios do mercado brasileiro.

Preços:
308 Active Flex: R$ 52.990,00
308 Allure (M): R$ 60.990,00
308 Allure (AT6): R$ 66.490,00
308 Griffe THP (AT6): R$ 74.990,00

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