Peugeot 2008 chega ao mercado em maio com duas opções de motor

A Peugeot do Brasil anuncia o início das vendas do modelo 2008 no país para o mês de maio. Depois do hatchback 208, o novo crossover é o segundo modelo global a ser fabricado no Centro de Produção de Porto Real/RJ, do Grupo PSA Peugeot Citroën. O crossover terá duas opções de motorização:  turbo THP Flex e 1.6l 16V FlexStart.

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O motor THP Flex já é conhecido do mercado, com sua configuração 1.6 com turbo e injeção direta. A novidade é o sistema bicombustível, que estreou no Citroën C4 Lounge. De acordo com a montadora, o motor gera 173 cv de potência máxima. O torque máximo, de 24,5 kgfm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm.

A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A taxa de compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1, atendendo plenamente aos novos parâmetros de funcionamento do motor.

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Segundo a Peugeot, a presença de um novo sensor, de etanol, assegura a leitura do combustível utilizado para que o sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem, além da utilização de uma bomba de combustível pilotada, que pode se adaptar às condições de utilização do motor, melhorando o desempenho e consumo, conforme a fabricante.

O motor THP aparece apenas na versão topo de linha, Griffe THP, com câmbio mecânico de 6 velocidades. Nesta versão, o modelo tem classificação “A” no programa de etiquetagem do Inmetro.

Câmbio automático nas versões aspiradas
O Peugeot 2008 é também equipado com motor 1.6l 16V FlexStart, que dispõe do sistema que elimina o reservatório de gasolina para realizar a partida a frio. O propulsor, também classificação “A” no programa de etiquetagem do Inmetro, desenvolve 122 cv de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 kgfm a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 cv a 6.000 rpm e 15,5 kgfm de torque.

Nessa motorização, o crossover oferece duas opções de câmbio: uma caixa manual de cinco velocidades à frente e uma transmissão automática sequencial, a mais acessível do segmento, que possibilita a troca de marchas na própria alavanca do câmbio ou por meio de “paddle shift” na coluna de direção, ambas adaptadas a um estilo próprio de condução.

Na versão equipada com câmbio automático, o condutor dispõe ainda do comando “eco”, que altera a lei de passagem de marcha para diminuir o consumo de combustível. Já as versões equipadas com as caixas manuais são equipadas com o GSI (Gear Shift Indicator), que indica eletronicamente no painel o melhor momento para troca de marcha, sempre tendo como objetivo a economia de combustível.

Tropicalização
O Peugeot 2008 passou por alterações considerando especificamente o modelo a ser comercializado no Brasil. Diferentemente do veículo europeu, o crossover produzido localmente possui um maior ângulo de entrada, de 22,2 graus. Os pneus têm medida igualmente maior (205 x 60 R16) e a suspensão, também ajustada, é 10 mm mais alta.

Na dianteira, a suspensão é pseudo-McPherson e, na traseira, travessa deformável com molas e amortecedores especialmente regulados, assim como a direção eletronicamente assistida. Dessa forma, o condutor pode sentir o prazer de uma condução reativa ao mesmo tempo em que oferece todo o conforto aos seus passageiros.

Grip Control
Patenteado pelo Grupo PSA Peugeot Citroën, o sistema Grip Control, que equipa a versão com motor turbo THP Flex, otimiza a tração do 2008 em condições de baixa aderência. Ele associa à altura livre do solo, de 20 cm, um sistema anti-derrapagem evoluído e pneus de uso misto (com tecnologia Fuel Saving, que proporcionam performance e economia de combustível).

Polivalente e flexível, o Grip Control se adapta ao terreno agindo sobre as rodas dianteiras. O condutor pode, a qualquer momento, escolher entre os cincos modos de utilização disponíveis no seletor posicionado no console central:

– O modo “Normal” é apropriado para condições de rodagem com um baixo índice de derrapagem, como no asfalto seco das ruas e estradas;
–  O modo “Neve” adapta instantaneamente a derrapagem de cada uma das rodas motrizes às condições de aderência. Assim que a velocidade do veículo atinge 50 km/h, o sistema entra em modo “Normal”;
– O modo “Barro” permite circular com tranquilidade em solos escorregadios, como lama e grama molhada. Ele garante a partida do veículo nessas condições específicas transferindo o máximo de torque possível para a roda aderente. Agindo como um diferencial de deslizamento limitado (DGL), ele se adapta particularmente aos caminhos não pavimentados e fica ativo até 80 km/h;
–  O modo “Areia” mantém a derrapagem simultaneamente nas duas rodas motrizes para possibilitar a progressão em solo arenoso e limitar o risco de encalhar o veículo. Este modo funciona até 120 km/h e, em seguida, o sistema entra automaticamente em modo “Normal”;
– O modo ESP Off oferece ao condutor a possibilidade de desligar totalmente o ESP e o Grip Control, até a velocidade de 50 km/h, administrando a tração com total autonomia.

Confira a tabela de preços do Peugeot 2008:
ALLURE 1.6 Mec: 67.190
ALLURE 1.6 Aut: 70.890
GRIFFE 1.6 Mec: 71.290
GRIFFE 1.6 Aut: 74.990
GRIFFE 1.6 THP: 79.590

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