Em comemoração ao Dia da Árvore, a Petrobras promoveu na sexta-feira (21/09) o plantio de mudas características da Mata Atlântica no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A iniciativa é fruto de parceria com a Prefeitura da Cidade Universitária da UFRJ e a ONG União Esportiva Vila Olímpica da Maré (Uevom). A ação reuniu profissionais do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), entre eles aprendizes de jardinagem do Programa de Integração da Pessoa Portadora de Deficiência no Ambiente de Trabalho (Proind). Os moradores da comunidade da Maré também participaram da ação.
Na ocasião, a Petrobras doou mil mudas para a Vila Olímpica da Maré. As principais espécies são Ipê, Pata da Vaca, Ibipiruna, Urucum e Eritrina Candelabro, entre outras. Estas espécies levam em média entre seis meses a um ano para atingirem o porte de dois a três metros de altura, concluindo seu porte máximo em até sete anos.
O Proind é um projeto de responsabilidade social do Cenpes que cria oportunidades para portadores de deficiência física e mental com baixa renda. Os jovens têm a oportunidade de aprender, aperfeiçoar e desenvolver as potencialidades por meio de um ofício desenvolvido em atividades laborativas supervisionadas. Durante dois anos, a Petrobras investe na capacitação e no treinamento prático dos portadores até que eles possam ser considerados aptos a desenvolver atividade laboral específica com pouca ou nenhuma supervisão. Para participar do projeto, é preciso idade mínima de 18 anos, grau de escolaridade de alfabetização (em casos de deficiência intelectual) ou 1º grau (em casos de demais deficiências), não possuir experiência profissional anterior ou experiência máxima de um ano e ser proveniente de contingentes sociais de baixa renda.