Pesquisa O Mecânico 2025: marcas de filtro de óleo, itens de suspensão, fluidos e pastilha mais lembradas pelos mecânicos

Nova etapa amplia o retrato apresentado em novembro e em dezembro, quando foram divulgadas as primeiras categorias 

texto Felipe Salomão   fotos Ipsos-Ipec e Diego Cesilio 

terceira parte da Pesquisa O Mecânico 2025, publicada na edição de janeiro, dá sequência ao levantamento realizado pela Revista O Mecânico em parceria com a Ipsos-Ipec. Nesta terceira etapa ampliamos o retrato apresentado em novembro e dezembro, quando foram divulgadas as primeiras categorias. 

O levantamento já apresentou o panorama do estudo e as categorias Bateria, Bomba de Óleo, Bucha de Suspensão, Calço de Suspensão, Combustível, Junta de Motor, Mola, Pneu, Radiador e Retentor. Na edição passada, a pesquisa avançou com as categorias Bomba D’água, Bomba de Combustível, Cabo de Vela, Componente Interno de Motor, Correia, Coxim de Motor, Disco de Freio, Embreagem, Ferramenta, Óleo Lubrificante e Válvula Termostática. 

Desta forma, a terceira parte apresentará os resultados das categorias Amortecedor, Filtro de Ar, Filtro de Cabine, Filtro de Combustível, Filtro de Óleo, Fluido de Arrefecimento, Fluido para Freio, Junta Homocinética, Pastilha de Freio, Rolamento e Terminal Axial. 

Vale lembrar que a pesquisa foi conduzida pela Ipsos-Ipec, oitava edição da pesquisa que reúne dados coletados entre 11 de julho e 22 de setembro de 2025. No total, 1.063 mecânicos de todas as regiões participaram das entrevistas online. O questionário avaliou mais de 40 categorias de peças, ferramentas, equipamentos e serviços, investigando conhecimento de marcas, frequência de compra e preferência de uso nas oficinas. 

A metodologia utilizada é quantitativa, com ponderação amostral e margem de erro de três pontos percentuais, seguindo padrões da ABEP e da ESOMAR. O processo envolveu equipes de Estatística, Operações e TI, além da validação prévia dos questionários antes da consolidação dos dados no relatório final. 

Foram entrevistados 1.063 mecânicos de todos os estados mais o Distrito Federal entre 11 de julho a 22 de setembro de 2025. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para o total da amostra, a um nível de confiança de 95%. A pesquisa também foi baseada conforme a distribuição da frota nacional. 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php