Quinta edição da Pesquisa da Revista O Mecânico em parceria com o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) revela quais são as preferências dos profissionais da manutenção automotiva na hora de comprar autopeças, ferramentas e equipamentos
É unanimidade. Toda a cadeia da indústria automobilística concorda que, no que se refere à compra de seus produtos, o mecânico é o maior influenciador. Ele é o especialista responsável pela qualidade do reparo no veículo e, por isso, só trabalha com as peças, ferramentas, equipamentos, produtos e serviços que ele confia. Mapear as preferências de marca e hábitos de consumo do mecânico significa conhecer o próprio universo do aftermarket brasileiro. Por isso, a Revista O Mecânico divulga os resultados da Pesquisa O Mecânico 2021, que teve por objetivo levantar as marcas preferidas do setor automotivo entre os profissionais que vivem o dia a dia da manutenção automotiva no Brasil.
A pesquisa foi feita em parceria com o Ipec, instituto que manteve a equipe e estrutura de executivos do IBOPE Inteligência. Assim, o Ipec continua com as mesmas capacidades operacional, técnica e metodológica, além do know-how, expertise e o profundo conhecimento das soluções de pesquisa acumulado pelos profissionais que atuavam no IBOPE Inteligência.
Entenda a metodologia da Pesquisa O Mecânico
A metodologia utilizada foi de pesquisa quantitativa de autopreenchimento, realizada através de entrevistas online, cujo público-alvo foi o profissional da área mecânica, de 18 anos ou mais, de todas as regiões, em amostragem proporcional à frota circulante do País.
Ao todo, foram 1.026 entrevistas com mecânicos de 23 Estados das cinco regiões do Brasil, mais o Distrito Federal, entre os dias 5 de abril e 26 de maio de 2021. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para o total da amostra, a um nível de confiança de 95%.
MECÂNICO, SIM SENHOR!
Perguntamos também aos profissionais qual nomenclatura eles preferem quando se referem à sua profissão. Nesta edição, 40% dos entrevistados disseram que preferem ser chamados de “mecânico”. Esta porcentagem supera todas as quatro edições anteriores da Pesquisa, denotando que o mecânico tem orgulho de ser chamado assim. Outros 29% responderam “reparador” e para 31%, “tanto faz”.
CONHEÇA OS RESULTADOS DA PESQUISA O MECANICO 2021
Em 47 diferentes categorias, sendo duas inéditas, fizemos duas perguntas: quais são as marcas de autopeças que o profissional conhece (resposta múltipla) e qual ele compra com mais frequência (resposta única). Também perguntamos qual é a marca de produtos, peças e serviços que mais gosta de utilizar em sua oficina.
Também perguntamos qual é a marca de produtos, peças e serviços que mais gosta de utilizar em sua oficina. Veja abaixo o resultado:
A pesquisa foi boa, mas tem muitas peças que talvez não tenham colocado em pauta.
Bandejas de suspensão foi totalmente sem noção. TRW e Monroe Axios na frente de marcas como Perfect, Grazzi e DLZ??? Outra coisa, aparece Ima que nem tem bandeja no catálogo. Eu heim…
Faltaram cabos de comando automotivos…
Faltou Alternador e Motor de partida na Pesquisa.