Pesquisa mostra déficit de 20,3% das autopeças em 2007

A Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo (PCPV) da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) apontou queda nas vendas do setor no ano passado de 20,3%, sendo que em dezembro o faturamento caiu 26,5%.  A Fecomercio destaca a venda recorde de veículos novos como principal causa dessa queda. Devido esses veículos ainda estarem na garantia não freqüentam o mercado de reposição de autopeças.

O Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo (Sincopeças) acrescentou ao fato às constantes quedas dos preços das mercadorias causadas pela valorização do real frente ao dólar e pela entrada de produtos chineses, que são mais baratos, como fatores decisivos para desenhar a crise no mercado.

Entretanto, algumas empresas do segmento parecem ter caminhado na direção contrária no ano passado. Na Jocar, por exemplo, as vendas subiram em 2007 aproximadamente 12%, sendo que na loja de virtual aumentou 95,6% no mesmo período. Para garantir o crescimento neste momento desaquecido do setor, a empresa apostou em marketing e em novos negócios, como em acessórios. Para 2008, espera-se que o mercado recupere parte das perdas do ano anterior, graças à chegada de 2 milhões de veículos vendidos em 2006, que vão sair da garantia e reforçarão o mercado de reposição.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php