Na pesquisa sobre o desempenho das retíficas de motores, realizada entre setembro e outubro de 2011, os sindicatos do setor, Sindimotor e Aparem, levantaram os pontos positivos e negativos, verificados em empresas localizadas em mais de 32 regiões do interior paulista.
De acordo com o presidente de ambas a entidades representativas, Zauri Candeo, “a pesquisa se mostrou eficaz e gerou informações importantes, para identificar os pontos críticos e priorizar eficientemente as nossas ações para o setor em 2012″.
Confira abaixo os destaques da pesquisa:
Pontos negativos:
1) Algumas retíficas usinam peças para oficinas mecânicas que não tem a mínima qualificação e estrutura, não possuem o ferramental adequado e muito menos as especificações técnicas, indispensáveis para a montagem correta dos motores retificados.
2) Estas mesmas oficinas despreparadas praticam a nefasta concorrência predatória com as verdadeiras retíficas. E o resultado de uma retífica feita na base do “menor preço” é quase sempre desastroso, originando conflitos com o cliente e sendo péssimo para a imagem do setor junto ao público.
3) Sempre que um motor montado em uma oficina despreparada tecnicamente apresenta problemas, quem paga a conta é a retífica que usinou as peças, mesmo que o problema tenha sido causado pelo mecânico que montou o motor.
4) A crescente dificuldade em contratar mão de obra qualificada é considerada um grave entrave ao crescimento das empresas.
5) Em determinadas retíficas, a falta de maquinários modernos não permite aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços.
Pontos positivos:
1) Os empresários entendem que só terão sucesso as retíficas que fornecerem os motores completos, montados conforme norma ABNT – NBR 13032 e reinstalados de acordo com NBR 15831.
2) Os retificadores associados do SINDIMOTOR e da APAREM valorizam o fato de poderem acessar rapidamente, via internet, as especificações técnicas no ”DNA dos Motores da APAREM”.
3) Mais da metade das retíficas pesquisadas tem a intenção de comprar novas máquinas em 2012.
4) 74% das empresas pesquisadas apontaram crescimento ou mantiveram o faturamento em relação ao mesmo período de 2010.
5) Os empresários entendem que fazer parte de entidades como o SINDIMOTOR e a APAREM é muito importante para que sejam executadas as ações que as retíficas tanto desejam para a sua evolução.