Uma pesquisa do GIPA (Grupo Interprofissional de Produtos Automotivos) realizada em 2006 e apresentada em 25 de junho, em Ribeirão Preto/SP, durante o 2º Encontro para Empresários da Reparação de Veículos, mostrou que o consumidor está mudando os hábitos quanto ao local onde leva o carro para manutenção ou reparo. A pesquisa mostrou que serviços como troca de óleo lubrificante do motor, o consumidor tem ido menos a postos de combustível (de 43,1% em 2002, para 29,2% em 2005) e mais a oficinas mecânicas (de 23,1% em 2002, para 29,8% em 2005).
Entretanto, na medida em que a procura cresce, a exigência do consumidor por qualidade na prestação dos serviços aumenta. A mesma pesquisa apontou, ainda, que confiança, segurança no reparo, bom atendimento e preços acessíveis são os principais critérios de escolha do consumidor na hora de cuidar do carro.
Apresentado pelo Sindirepa-SP, o estudo mostrou que uma das principais dificuldades das oficinas mecânicas está em encontrar mão-de-obra qualificada. “No entanto, apenas 42,8% das oficinas consultadas na pesquisa investiram em capacitação nos últimos 12 meses, enquanto as concessionárias apostaram 90,7%, lojas com bandeiras 62,9% e centros automotivos 50%”, conta Sérgio Alvarenga, diretor do Sindirepa-SP. “Diante do cenário, é importante que os reparadores invistam na reciclagem dos profissionais para atender essa nova legião de motoristas mais conscientes, informados e ávidos por qualidade”, acrescentou Mário Güitti, superintendente do IQA.