Perda de potência em alta rotação: veja o que pode ser

Sintoma pode ser gerado por diferentes sistemas no veículo

 

evolução dos motores

 

Quando existem algumas falhas especificas, pode ser o motor perda potência em altas rotações. Nesse caso, o diagnóstico é fundamental, pois pode haver diferentes causas desse sintoma e, para ajudar nesse processo de análise, a revista O Mecânico mostra os principais problemas que podem gerar essa redução do desempenho do motor.

Um dos fatores mais comuns que causam essa situação está no sistema de alimentação de combustível, onde bombas com vazão insuficiente, filtros entupidos ou bicos injetores com quantidade injetada incorreta podem limitar a quantidade de combustível entregue ao motor em alta demanda.

Outro ponto possível de falha é o sistema de admissão de ar, que pode afetar a potência em alta rotação por obstruções nas entradas de ar, sensores MAF sujos ou defeituosos ou corpo de borboleta com carbonização excessiva. Em motores turboalimentados, falhas no atuador da wastegate ou nas tubulações de pressão também afetam diretamente o desempenho em rotações mais altas.

 

evolução dos motores

 

No sistema de escapamento, catalisadores ou filtros de partículas obstruídos geram contrapressão no sistema de escape, dificultando a expulsão dos gases e reduzindo a eficiência volumétrica do motor.

Já o sistema de ignição pode comprometer o desempenho no caso de velas com especificação incorreta ou muito gastas, bobinas com defeito ou cabos de vela com fuga de corrente podem causar falhas de ignição em altas cargas, reduzindo a queima eficiente da mistura. Também, defeitos em sensores como TPS e sonda lambda podem gerar dados incorretos para a ECU, reduzindo o torque e potência do motor.

Por fim, para achar a causa da perda de potência do motor em altas rotações, é fundamental que o mecânico realize um diagnóstico aprofundado, pois esse sintoma pode ter diversas causas, como abordado acima. Assim, para evitar troca desnecessárias de componentes, a análise do conjunto é essencial antes da substituição de peças.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php