De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição exagerada aos raios UV de maior intensidade durante os meses de verão causa cerca de 60.000 mortes por ano ao redor do mundo. Os especialistas explicam que a maioria das janelas tradicionais das construções e de veículos não bloqueiam os raios UV profundos, que são causadores de câncer de pele. Por esse motivo é importante ficar atento quando conduzir o carro durante os horários de alta temperatura com crianças e bebês expostos ao sol e tomar algumas
precauções especiais.
A fabricante LLumar orienta que suas películas de vidro oferecem uma forma simples e
eficaz de proteção contra a radiação solar. Quando instalada por profissionais em uma construção ou veículo, a empresa explica que esse produto elimina 99% dos raios UV prejudiciais à saúde humana.
O primeiro estudo in vitro mostrando que a película de vidro protege contra os raios UVA e UVB foi apresentado por Eric R. Bernstein, M.D. na reunião anual da Sociedade Americana de Cirurgia e Medicina a Laser. Ele mostrou que uma película da LLumar, quando acoplada ao vidro reduziu em 93% a morte de células vivas quando comparada ao vidro sem tratamento, sob condições de radiação solar estimulada. Os detalhes do estudo estão disponíveis a partir da CPFilms(R), fabricante da LLumar.