Pastilhas de freio antirruído: veja como funcionam

Jurid aponta as características do modelo que atenuam os ruídos durante as frenagens

Com a função de atenuar os ruídos durante a frenagem, as pastilhas de freio antirruído possuem uma placa presa à chapa metálica da peça composta por uma camada de pintura de amortecimento, aço laminado e revestimento emborrachado que atua como sistema antirruído. “As pastilhas com antirruído diminuem a transmissão de vibrações, suavizando o contato entre pastilha e caliper, dessa forma, reduzindo a geração de ruídos de freio”, explica a gerente da Jurid, Ana Paola Sartori.

Mesmo independentemente do nível de desgaste das pastilhas, os antirruídos continuam atuando para reduzir as chances de surgimento de ruído. Mas é necessário atenção aos sinais de comprometimento das pastilhas, sejam com antirruído ou convencionais.

“Os sinais mais comuns são ruídos ao acionar o pedal, perda de eficiência da frenagem, vibração ao frear e luz indicativa acesa do painel de instrumentos ou computador de bordo. Na revisão preventiva dos freios, também é importante avaliar a espessura mínima do disco de freio e seguir as orientações da montadora para o modelo de veículo”, acrescenta.

O desgaste da pastilha é natural e ocorre de forma progressiva quando o material de atrito entra em contato com o disco de freio para desacelerar e parar o veículo completamente.

A melhor forma de garantir a eficiência do sistema de freio é fazer uma avaliação preventiva, lembrando que quando as pastilhas passam da hora da troca podem prejudicar o funcionamento de outros componentes, como o disco de freio, cubo de roda e pinça.

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