Pastilha de freio antirruído funciona em qualquer veículo? Confira

Pastilha de freio antirruído funciona em qualquer veículo? Confira - Foto: Divulgação/Jurid
Pastilha de freio antirruído funciona em qualquer veículo? Confira – Foto: Divulgação/Jurid

 

Jurid explica que o componente pode ser aplicado em qualquer modelo com benefícios para a segurança e dirigibilidade

 

As pastilhas de freio são itens de segurança e tem a função de gerar atrito contra o disco para auxiliar na redução de velocidade do veículo. Quando desgastadas, precisam ser substituídas.

O gerente geral da Jurid, Luciano Costa, explica que não existe diferença na composição do material de atrito entre o modelo convencional e o com antirruído.

“A única diferença é que uma possui a placa antirruído e a outra não. Por isso, a pastilha com antirruído pode ser aplicada em qualquer veículo desde que a especificação seja compatível com especificações do carro”, revela.

Costa explica que a placa antirruído é considerada um acessório e pode ser aplicada em pastilhas com ou sem alarme de desgaste. Existem dois tipos de sistemas: sensores eletrônicos que acionam uma luz no painel do veículo indicando a necessidade de troca da peça que está no final da vida útil e os sensores mecânicos que geram um ruído para avisar que chegou o momento de fazer a substituição.

O gerente ressalta que a função da placa antirruído é prevenir e atenuar a transmissão de vibrações, suavizando o contato entre pastilha e caliper, dessa forma, reduzindo a geração de ruídos de freio.

Independentemente do nível desgaste da pastilha, o antirruído continua atuando para reduzir as chances de surgimento de ruído, mas lembra que outras situações podem ocasionar o problema.

“O ruído pode ter várias causas raízes como discos em más condições e baixa qualidade das matérias-primas empregadas no material de atrito”, informa Luciano.

O ideal é quando o motorista sentir algo estranho no sistema de freio fazer uma revisão em todos os componentes em uma oficina de confiança.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php