Osram dá dicas de cuidados para o sistema de iluminação do automóvel

A Osram, fabricante de produtos de iluminação automotiva, divulgou alguns cuidados para o sistema de iluminação automotiva. Segundo o gerente da multinacional de iluminação da Osram, Ricardo Leptich, as lâmpadas dos faróis perdem cerca de 30% da luminosidade antes de queimar, sendo aconselhável trocá-las a cada 20 mil quilômetros – ou seja, fazer uma revisão a cada dois anos. Outro cuidado trata de evitar trepidações, que prejudicam a durabilidade das lâmpadas, caso semelhante ao da regulagem, planejada para proporcionar uma sincronização perfeita das luzes. Na eventualidade de uma delas estar com problema, as duas devem ser substituídas.

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Existem também outros empecilhos: problemas como o amarelamento da lente protetora do farol devido ao sol, ou até mesmo a uma lâmpada de alta potência indevidamente instalada, com risco de ofuscar e bloquear a luz emitida, diminuindo o campo iluminado. Por isso, encontram-se no mercado lâmpadas não originais de fábrica e fora das normas permitidas, que podem produzir luz inferior ou mal posicionada, não atendendo às exigências do motorista. Essas circunstâncias reforçam a necessidade do uso das lâmpadas originais.

Para fazer uma revisão mais simples, porém, não menos cuidadosa, o próprio motorista pode checar as luzes do veículo na garagem de casa. É importante saber que o facho de referência do farol é sempre o baixo e, portanto, deve iluminar nessa mesma direção. Já os faróis pouco desregulados somente podem ser notados quando é iluminada uma parede ou algo à frente.

A checagem dos faróis, posteriormente, facilitará a visibilidade de percalços na pista danosos para a iluminação, como buracos, estradas de terras e ambientes úmidos, impedindo maiores imprevistos na viagem. Além de aumentar os riscos, uma iluminação desregulada e fora dos padrões aceitáveis pode acarretar em outras dores de cabeça, como uma multa grave, perda de cinco pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo para regularização.

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