Por conta das características diferentes, os pneus para carros elétricos possuem particularidades diferentes dos pneus para carros a combustão
A princípio, os veículos elétricos parecem iguais aos carros a combustão, mas na realidade, possuem diferenças dos veículos que estamos acostumados. Por conta dessas diferenças, os pneus para carros elétricos também precisam ser diferentes para atenderem essa demanda.
Os carros elétricos possuem demandas diferentes dos veículos tradicionais tais quais estamos acostumados. Por conta dessas diferenças, os projetos dos pneus para o segmento eletrificado precisam passar por alterações para atender a nova demanda oriunda desse crescente mercado.
Por exemplo: Por conta do peso dos veículos e do maior torque disponível nos carros elétricos, foi necessário desenvolver pneus que atendessem essas demandas (apesar da estrutura básica ser a mesma). Dessa forma, os novos compostos foram desenhados para serem mais resistentes, obtendo um reforço em suas estruturas. O resultado obtido foi um pneu preparado para suportar o peso adicional, bem como o torque maior na aceleração, mas sem comprometer sua vida útil.
Além de suportar o peso do carro e o torque da aceleração, os pneus precisam oferecer boa aderência, ter uma boa absorção de impactos e baixos níveis de resistência ao rolamento. Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus afirma ser desafiador trabalhar com todas essas variáveis. “Encontrar o balanço perfeito entre todas essas necessidades, não renunciando a nenhuma delas, é o que deixa este projeto muito desafiador”, explica Rafael.
Mas afinal, o que acontece se utilizar pneus normais em um veículo elétrico?
Ao utilizar um pneu normal em um carro elétrico, as consequências podem ir desde um desconforto auditivo, até uma falta de aderência em frenagens e queda na autonomia do veículo. Rafael Astolfi afirma: “eles provavelmente se desgastarão mais rápido, e essa decisão pode impactar na aderência de frenagem em razão do alto torque e na autonomia do veículo, sem mencionar o desconforto auditivo. Rafael ainda completa: “Não é sem razão que há um pneu desenvolvido sob medida para cada veículo”.