Um grupo de especialistas da OMC (Organização Mundial do Comércio) aceitaram parte dos argumentos do governo brasileiro em proibir a importação de pneus usados e remoldados da União Européia, porém determinou que o País não pode comprar esses produtos de nenhuma outra nação com a intenção de recauchutá-los.
Os profissionais da OMC se basearam numa Portaria da Secretaria do Comércio Exterior, que impedia a entrada dos pneus, mas permitia que os importadores brasileiros comprassem de países integrantes do Mercosul. Por isso, a OMC entendeu que a receita gerada por essa matéria-prima beneficiaria produtores nacionais de pneus, prejudicando os concorrentes extrangeiros.
Para o gerente de Marketing da Curinga Pneus, Magno Jardel, o resultado favorece o Brasil. O País ganha por não ter mais que importar o lixo europeu que ocupa espaço em nossos aterros sanitários. Além disso, os pneus remoldados não oferecem a mesma qualidade e segurança de um pneus novo”.
O presidente do Sindiauto (Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios do Distrito Federal), Oscar Perné do Carmo, entende que a questão ainda não está definida. “Os diversos representantes da indústria de pneus e autoridades ainda terão que discutir muito sobre o assunto”, conclui.