Stock Car Pro Series iniciou em Interlagos com coleta de óleo lubrificante usado pelos carros

Em comparação com um carro de passeio comum, um carro de Stock Car pode consumir até quatro vezes mais óleo lubrificante, por conta do alto desempenho exigido pelo motor para as condições de pista como altas rotações, temperaturas extremas e trocar frequentes entre treinos e corridas.
Com isso, a coleta desse óleo lubrificante usado é fundamental para evitar riscos do descarte irregular. A Lwart é uma das empresas parceiras da categoria brasileira de automobilismo e realiza a coleta e o rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC).
O OLUC é considerado um resíduo perigoso e com alto potencial de contaminação do meio ambiente, pois, de acordo com a Lwart apenas 1 litro de OLUC pode poluir até 1 milhão de litros de água. Entre as temporadas de 2023 e 2024, foram coletados aproximadamente 2.300 litros de OLUC durante os eventos da Stock Car. Caso esse volume não tivesse sido corretamente destinado, teria o potencial de contaminar cerca de 2,3 bilhões de litros de água.