Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Escolha do óleo lubrificante é fundamental para a saúde do motor, afirma Takao

Responsável por garantir a lubrificação dos componentes internos do motor, a escolha do óleo lubrificante é fundamental para a saúde do motor.
Escolha do óleo lubrificante é fundamental para a saúde do motor, afirma Takao – Foto: divulgação/Takao

Responsável por garantir a lubrificação dos componentes internos do motor, a escolha do óleo lubrificante é fundamental para a saúde do motor. 

 

Item importante para o perfeito funcionamento de um carro, a escolha correta do óleo lubrificante é fundamental para a saúde do motor. É ele o responsável por lubrificar os componentes internos e reduzir o atrito, prevenindo o desgaste excessivo das peças e por eliminar partículas derivadas da combustão, mantendo o motor limpo e em adequado estado de operação. 

A troca do óleo deve ser realizada de acordo com a quantidade de quilômetros que o veículo roda em um determinado período. Variando entre 4 mil a 10 mil quilômetros rodados, a troca deverá ser realizada de acordo com o tipo de lubrificante utilizado no veículo, seja ele mineral, sintético ou semissintético. Caso o veículo não rode a quilometragem necessária para a troca, o que deve ser levado em consideração é o período de 12 meses, tempo que os aditivos levam para se deteriorar e perder a qualidade.  

Ao longo do tempo, o óleo se desgasta e acaba perdendo a viscosidade, item indispensável para proteger o motor. É a viscosidade do óleo a responsável por diminuir o atrito nas peças internas do motor, evitando um maior desgaste delas. Além disso, fatores como vazamentos, folgas nas peças ou o uso severo do automóvel podem fazer com que o nível do óleo fique baixo, necessitando da troca antes do tempo ou da quilometragem recomendada. 

Gerente executivo de Pós Venda e Qualidade da Takao, Luiz Fernando Hartner fala sobre a importância de sempre verificar o lubrificante para evitar dores de cabeça no futuro. “Muita gente só se lembra de verificar a condição do óleo quando está próximo da troca, mas é sempre bom estar atento a isso, pois muitas vezes o lubrificante pode não estar em boas condições ou mesmo abaixo do nível recomendado, o que pode causar danos irreversíveis ao motor, com manutenções que poderiam ser evitadas caso o óleo estivesse de acordo com o recomendado”, disse o executivo da empresa de peças automotivas.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php