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Entrevista: O mecânico é nossa “antena”

Marcos Mosso, chefe de Marketing da NGK/NTK aposta na proximidade com o mecânico e o considera uma extensão das marcas no mercado. Ele acredita que o profissional não só influi na escolha da peça, mas também na aplicação correta dos produtos

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O Mecânico: A NGK é originalmente japonesa. Como a empresa começou e estabeleceu suas operações no Brasil?
Marcos Mosso: Sim, apesar da origem japonesa, a NGK sempre enxergou as necessidades e demandas de outros países, assim como a necessidade de mantermos uma proximidade com o mercado que atendemos. Desta forma, no ano de 1959, em uma atitude visionária, foi fundada a Cerâmica e Velas de Ignição NGK do Brasil Ltda, na cidade de Mogi das Cruzes em São Paulo. Para ressaltar o alto nível de qualidade de nossa produção, desde o início dos trabalhos no Brasil, vale lembrar que já em 1960, um ano após a fundação da fábrica, a NGK do Brasil iniciou o fornecimento de velas de ignição, como produto original para linhas de montagem de veículos.

O Mecânico: Quem veio primeiro, a NGK ou a NTK?
Marcos: A NGK foi fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, e em 1959 iniciou suas atividades como NGK do Brasil, em Mogi das Cruzes. Apenas em 1966, produzidos a partir do know-how da matriz, iniciou-se a comercialização de tijolos cerâmicos com a marca NTK Cerâmicas Técnicas.

O Mecânico: Como é feita a divisão entre as marcas? Que produtos o grupo produz no Brasil?
Marcos: Atualmente a NGK do Brasil produz revestimentos porcelanizados, cerâmicas técnicas, velas e cabos de ignição, terminais supressivos, e comercializa sensores de oxigênio NTK, sensores de detonação e ferramentas de corte. A marca NGK é responsável por componentes automotivos como velas e cabos de ignição. A NTK comercializa os sensores de oxigênio e é especialista em cerâmicas técnicas e pioneira na fabricação de rolos refratários para fornos contínuos no mercado brasileiro. Possui um rigoroso controle de seu processo, assegurando total qualidade de seus produtos. A NTK Cutting Tools é a divisão do grupo que representa a marca no mercado de máquinas-ferramenta, sendo especialista em ferramentas de corte. Além delas, a marca Super NGK é uma das principais fabricantes de revestimentos porcelanizados do País, produzindo pastilhas para atender os mais rigorosos padrões de qualidade.

O Mecânico: Quanto da produção é destinado à reposição? Qual é a importância desse mercado para a marca?
Marcos: A produção de itens automotivos é voltada em 50% para o mercado de reposição, enquanto 25% servem o setor de OEM e os 25% restantes seguem para exportação. Sendo assim, obviamente o setor de reposição é de extrema importância para a NGK e por isso temos uma atenção específica com este segmento reforçando as ações de atendimento e de treinamento para os profissionais do setor.

O Mecânico: Quanto à qualidade na fabricação das peças, a empresa faz o mesmo controle tanto para OEM quanto para a reposição?
Marcos: Como se pode verificar em nosso slogan “Pensou Original, Usou NGK”, a NGK tem como filosofia aplicar todo know-how utilizado no mercado original para atender também o mercado de reposição. É importantíssimo ressaltar que utilizamos a mesma qualidade de materiais e as mesmas tecnologias em todas as peças que saem de nossas linhas de produção, inclusive, proporcionamos visitas de nossos clientes em nossa linha de produção para compreender a complexidade dos processos e reforçar que utilizamos a mesma tecnologia e qualidade para o mercado de reposição.

O Mecânico: Como é a relação da marca com os mecânicos independentes?
Marcos: Como não poderia deixar de ser, a relação é de parceria, consideramos o mecânico uma extensão da NGK no mercado. Temos total consciência de que a importância deste mecânico não se restringe à escolha de nossos produtos, mas também na forma de manuseio e na aplicação correta, por isso verificamos a necessidade de uma proximidade constante com este profissional. Além disso, o reparador é a nossa principal “antena” para acompanharmos constantemente o desempenho de nossos produtos, possibilitando um aprimoramento constante dos mesmos, nos indicando a necessidade de treinamentos e, em alguns casos, nos ajudando a identificar fatores externos que afetam diretamente o desempenho do produto.

O Mecânico: Que ações e treinamentos a marca tem para esse público?
Marcos: A NGK do Brasil possui uma grande equipe de atendimento que realiza constantemente um mapeamento de oficinas e realiza palestras em todas as regiões do País. Além disso, em alguns casos, os próprios mecânicos solicitam visitas presenciais nos estabelecimentos para a realização de mini-palestras. Mesmo com todo este esforço, seguimos buscando possibilidades de disponibilizar as informações de forma a facilitar o acesso aos profissionais do segmento. Pensando nisto, lançamos um novo site com muitas informações, onde disponibilizamos inclusive vídeos técnicos. Como diferencial, disponibilizamos a possibilidade destes usuários realizarem um curso online para obter o certificado do curso sobre o produto. A praticidade é a principal característica deste portal, ele é uma ferramenta onde todo o conteúdo pode ser encontrado de forma ágil e completa.

O Mecânico: Você acha que o mecânico influi na escolha da peça? Por quê?
Marcos: Obviamente que sim. Nossos produtos são muito técnicos, as velas, por exemplo, possuem uma utilização específica para cada motor, portanto uma escolha errada compromete não só a vela, mas causa riscos ao motor. Por isso, a participação direta de um profissional capacitado, o mecânico, é de extrema importância para a escolha e aplicação correta do produto.

O Mecânico: A NGK tem uma parceria de longa data com a Formula 1. Quais motores as velas NGK equipam? O desenvolvimento especial para essa aplicação em competição ajuda nas tecnologias empregadas nos veículos de rua?
Marcos: Das 11 escuderias presentes na Fórmula 1, dez utilizam velas NGK, ou seja, os principais fornecedores de motores – Ferrari, Mercedes-Benz e Renault – usam nossas velas. O aperfeiçoamento de equipamentos que seguem as exigências de qualidade estabelecidas nas pistas é resultado de constantes pesquisas. Isso representa uma evolução constante das tecnologias utilizadas, maior eficiência e transferência de tecnologia às necessidades do cotidiano. Bom lembrar que a NGK está presente em muitas outras competições automobilísticas, no asfalto e na terra, além de também fornecer velas para as principais equipes no Mundial de Moto GP.

O Mecânico: A marca lançou uma gama extensa de novos sensores. Qual a cobertura dessas aplicações?
Marcos: Na verdade, 32 sensores de oxigênio, correspondendo a 72 novas aplicações, com destaque para a linha Renault, GM, VW e modelos recém lançados como os Chevrolet Cruze e Cobalt, e Hyundai HB20. Com isto, passamos a oferecer a mais completa gama de sensores de oxigênio com conector disponível para o mercado de reposição, hoje são 126 tipos para 443 aplicações, comercializados com a marca NTK, ampliando as possibilidades de aquisição de um produto de alta qualidade com a praticidade e rapidez na instalação, garantindo um imprescindível ganho de tempo ao reparador.

O Mecânico: Qual é a importância das feiras do setor para a NGK/NTK?
Marcos: As feiras do setor são uma das principais ferramentas para fortalecer a marca e estreitar o relacionamento com nossos clientes e agradecer a sua preferência em utilizar nossos produtos. O resultado é avaliado em longo prazo, pois desde o primeiro evento do segmento estamos presentes prestigiando todos os clientes como distribuidores, varejistas, reparadores e montadoras, fortalecendo nossa posição de liderança no mercado. Com esse trabalho, a marca NGK é uma das mais lembradas no segmento de reparação e é considerada uma parceira do reparador. Este resultado não foi alcançado somente pela presença em feiras, mas devido a uma série de ações que promovemos junto aos clientes e, obviamente, pela qualidade de nossos produtos.

O Mecânico: Que tipo de ações a NGK/NTK desenvolve para beneficiar o meio ambiente?
Marcos: A NGK possui a certificação ambiental ISO 14001 que estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Isso demonstra toda nossa preocupação e cuidados com o meio ambiente. Entre as ações estão, por exemplo, redução do consumo de água e de energia elétrica, aumento da taxa de reciclagem de resíduos, investimentos em equipamentos para redução e reaproveitamento de líquidos residuais, reciclagem de banhos galvânicos, captação e utilização da água de chuva, além de investimentos na modernização de equipamentos com motores elétricos de alta eficiência e auditorias constantes em prestadores de serviços ambientais. Apesar disso, nosso maior orgulho está nos nossos próprios produtos: o uso correto das velas e cabos de ignição, assim como dos sensores de oxigênio, é essencial para o controle de emissões de poluentes dos veículos, contribuindo de forma ainda mais abrangente com a proteção do meio ambiente. Paralelamente, realizamos um trabalho constante de conscientização do consumidor sobre a necessidade de manutenção destes itens, mantendo com isso um maior controle na emissão de poluentes dos veículos.

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