A NTN-SNR, fabricante de rolamentos de rodas e juntas homocinéticas para automóveis e comerciais leves no Brasil, anunciou investimentos em sua produção local para ampliar sua participação no mercado. De acordo com os números divulgados, a empresa, de origem francesa e pertencente ao grupo japonês NTN, pretende investir R$ 100 milhões nas unidades da Fazenda Rio Grande em Curitiba/PR (rolamentos) e Guarulhos/SP (homocinéticas) até o final de 2014.
Instalado no Brasil desde 2000, o objetivo do grupo é conquistar 25% do mercado de rolamentos até 2014 e 15% do mercado de juntas homocinéticas até 2015. “Queremos estar entre os primeiros fabricantes do mercado da América Latina, com produtos de alta qualidade e desempenho”, afirmou o vice-presidente da Divisão Automotiva da NTN-SNR, Eric Malavasi.
A partir de 2012, a empresa estabeleceu como diretriz mundial fortalecer suas ações na reposição automotiva e, no Brasil, pretende aplicar sua experiência no aftermarket da Europa para crescer no mercado. Antes, a empresa tinha foco direcionado à comercialização de componentes originais para as montadoras (OEM). Clientes da NTN-SNR no Brasil incluem Ford, Renault, Nissan, Toyota, Honda, Fiat, Volkswagen, General Motors e PSA Peugeot Citroën.
Primeira fabricante dos rolamentos de terceira geração do Ford Novo EcoSport e do Toyota Etios, a empresa espera produzir, até o final de 2013, cerca de 600 mil rolamentos desse tipo na planta da Fazenda Rio Grande. Também segundo a NTN-SNR, os investimentos na ampliação da planta paranaense, da ordem de R$ 50 milhões, mais que dobraram a capacidade da unidade. A produção total estimada para 2013, entre rolamentos de primeira e terceira geração, é de 4,5 milhões de peças, contra 2,2 milhões em 2011.
Já a unidade de juntas homocinéticas em Guarulhos, que antes pertencia à empresa T-Drive, tem capacidade de produção de 1,2 milhão de peças por ano e também está recebendo investimentos para ampliar sua produção.