Adequados às novas regras, motores FPT Euro 6 chegam ao mercado para atender a demanda oriunda da nova legislação
Com a nova legislação entrando em vigor no início de 2023, os novos motores FPT Euro 6 chegam ao mercado para suprir parte da demanda gerada pelas novas regras aplicadas em solo brasileiro. Segundo a empresa, além de estar alinhada com os novos parâmetros estabelecidos pelo Euro 6, os motores oferecem mais eficiência e desempenho aos veículos graças a injeção eletrônica Common Rail de última geração e o turbocompressor de Geometria Variável (VGT).
Para o diretor de Engenharia da FPT Industrial, Alexandre Xavier, os novos produtos alcançam o nível encontrado no mercado europeu com a chegada das novas tecnologias. “Com o Euro VI alcançamos um produto tecnologicamente equivalente ao de mercados mais avançados nas legislações de emissões como o europeu. Evolui não só a tecnologia, como também a aplicação, proporcionando maior visibilidade aos produtos brasileiros no exterior”, destaca o diretor.
Confira um pouco o que cada motor oferece aos caminhões munidos com os novos motores FPT:
FPT F1C
Motor disponível no IVECO Daily e Volkswagen Delivery Express +, o F1C oferece uma evolução no torque em baixas rotações, consumo de combustível 6% menor e intervalo de revisão ampliado, indo para até 30 mil km, segundo a empresa. O modelo representa cerca de 40% da produção total da fabricante de motores.
Possuem injeção eletrônica Common Rail de última geração, 3 litros e potência entre 156 e 180 cavalos, bomba de combustível com maior durabilidade e vida útil, injetores tipo solenóide, com gerenciamento de múltiplas injeções e maior precisão com volume de diesel, e nova central de controle eletrônica, com capacidade de processamento de dados superior, otimização do controle de injeção de combustível e proteção do motor.
Graças aos avançados sistemas de alimentação do ar com turbocompressores VGT de geometria variável controlados eletronicamente, o desempenho termodinâmico foi otimizado, oferecendo mais torque em baixas rotações e respostas mais rápidas em retomadas.
O motor recebeu sistemas de pós-tratamento SCR e EGR, o que proporciona melhor desempenho e consumo de acordo com o ambiente que o veículo roda. Em situações de uso urbano, de menor velocidade e baixas temperaturas de escape, é utilizado o EGR. Quando o assunto é estrada, o SCR entra em ação. Em outros momentos, as duas soluções são usadas de maneira combinada.
FPT N67
Encontrado no IVECO Tector, o FPT N67 é um motor compacto e econômico, mas que não abre mão da potência, tecnologia e confiabilidade. Traz o sistema de pós-tratamento HI-eSCR, garantindo máxima produtividade de combustão, melhores controles e eficiência em dirigibilidade e consumo, além de freio motor. A potência é de 320 cavalos.
Adequado às normas Euro 6, possui uma eficiência de 98% em conversão de NOx, com o sistema HI-eSCR se destacando pela simplicidade e economia. Compacto, possui o mesmo tamanho para veículos médios e de grande porte, tendo sua confiabilidade atestada por mais de 650.000 motores em operação ao redor do mundo, segundo a FPT.
FPT Cursor 13
O FPT Cursor 13, disponível no IVECO S-Way, oferece mais potência e torque em baixas rotações, emitindo menos gases e consumindo até 15% menos combustível. A calibração do motor possui 18 novas funções para o modo de condução, entre elas: EcoRoll, PreVision e a Rocking Mode. Na primeira, a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo. Na segunda, é realizada uma melhor escolha na troca de marchas. Já na terceira, o sistema auxilia as partidas em condições severas.
Destinado ao uso pesado e de longa distância, o motor 12,9 litros possui entre 480 e 580 cavalos de potência, oferecendo torque de até 2550 Nm. Seu sistema de pós-tratamento é o HI-eSCR. Graças ao seu hardware de última geração, os novos componentes internos como pistões de aço e cabeçote em HTS são integrados, oferecendo alta capacidade de dissipação de calor, redução no risco de trinca e menor quantidade de peças móveis, o que facilita na hora da manutenção.