Novo VW Tiguan chega com mais itens de conforto e segurança

Já está disponível nas concessionárias da Volkswagen o novo Tiguan, que além do novo visual ganhou novos itens de série para aumentar o conforto, segurança e prazer ao dirigir. A vocação do modelo continua sendo o asfalto e estradas de terra batida, mas algumas características reforçam o lado off-road do utilitário esportivo, como a suspensão com amortecedores reforçados, bons ângulos de entrada e saída, e tanque de gasolina com 64 litros de capacidade, ideal para viagens longas.

8613

O conjunto mecânico foi preservado, mas a transmissão automática Tiptronic de 6 marchas agora conta com opção de troca por borboletas (shift paddles) de série. Já o sistema 4Motion de tração integral varia o torque nos eixos de acordo com a necessidade do momento. A distribuição de força se dá através de uma embreagem eletrohidráulica multidiscos integrada ao diferencial traseiro e controlada eletronicamente. De acordo com a montadora, o sistema mantém 90% da força nas rodas dianteiras no uso normal e também evita que as rodas dianteiras girem em falso nas arrancadas e nas acelerações, podendo transferir até 100% da força do motor para as rodas traseiras nessas circunstâncias.

O motor 2.0 TSI, turbinado e com injeção direta de combustível, é o mesmo da versão anterior do modelo, capaz de desenvolver 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque logo aos 1.800 rpm. Graças a ele, o Tiguan acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e chega a 207 km/h de velocidade máxima. Segundo a VW, o consumo médio cidade/estrada de gasolina é de 10,54 km/l.

Der neue Volkswagen Tiguan

Entre os auxílios voltados para o uso urbano, destaque para o Park Assist 2, que é atualização do dispositivo de manobra que ficou famoso no modelo. Respeitando as margens de espaço, agora o Tiguan é capaz de estacionar sozinho em vagas transversais e também ajuda o motorista na manobra de saída. Já o sistema auto-hold evita a rolagem em manobras em ladeiras e recuo nas arrancadas, freando o carro por alguns segundos mesmo que o pedal não esteja acionado.

8615

No quesito segurança, a novidade é o detector de fadiga, que alerta o motorista que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso o sistema detectar um desvio no comportamento ao volante, ele emite um alerta e sugere que o condutor estacione o carro para descansar. Os freios continuam contando de série com ABS e ESP, aliados a versos programas de estabilidade e tração, e a direção é elétrica.

8616

O interior dispõe de seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina), novo revestimento dos bancos, com uma faixa em couro Alcantara, e sistema Isofix para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro. O porta-malas tem 470 litros de capacidade, que pode ser ampliada até a 1.510 litros com o rebatimento dos bancos. O encosto do banco do passageiro ao lado do motorista pode ser rebatido para formar uma espécie de “mesa”. Outra novidade entre os itens de série está no painel, que agora tem computador de bordo com display central colorido.

Fabricado na Alemanha, o utilitário esportivo é atualmente o segundo importado mais vendido da montadora no Brasil. Para manter a posição de destaque no mercado, a montadora segurou o repasse do aumento de 30% do IPI para o consumidor final, fixando o preço do Novo Tiguan em R$ 110.000,00, menos de 10% maior que o modelo anterior.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php