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Novo Volkswagen compacto brasileiro se chamará Polo e terá motores produzidos em São Carlos

Motor VW 1.4 TSI produzido em São Carlos/SP

Durante cerimônia na fábrica de motores de São Carlos/SP, o CEO e Presidente da Volkswagen da América do Sul, David Powell, confirmou que o novo hatch compacto da marca se chamará Polo. O lançamento será no segundo semestre, enquanto a versão sedã, que se chamará Virtus, chegará em 2018. O executivo também confirmou que o modelo vai utilizar os motores produzidos na fábrica do interior paulista, mas não detalhou quais. A unidade de São Carlos produz os motores das famílias EA111 (1.6) e EA211 (1.0 3 cilindros, 1.0 TSI e 1.4 TSI).

Fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos/SP

Brasil exportará motores 1.4 TSI para o México
A cerimônia na unidade de São Carlos celebrou a conquista da exportação dos motores 1.4 TSI EA211 para a linha de produção da unidade de Puebla, no México. Os propulsores equiparão os modelos Jetta, Golf e Golf Variant roduzidos lá.

Segundo David Powels, o acordo prevê a exportação de 250 mil motores até 2020. Para preparar a unidade brasileira para essa demanda, foram investidos R$ 50 milhões, além dos R$ 460 milhões anunciados para São Carlos no ano de 2015.

O aporte contempla gastos com desenvolvimento tecnológico, investimentos em adaptação de linhas de usinagem de bloco do motor, montagem e testes do motor, bem como despesas para certificação e homologação do produto, enumera a Volkswagen

Para produzir a versão 1.4 TSI para exportação, as linhas de usinagem e de montagem do prédio EA211 receberam adaptações para atender a complexidade do processo produtivo que envolve este modelo, que conta com maior quantidade de componentes comparado às demais versões já produzidas, por possuir uma calibração diferenciada, dadas às diferentes normas, temperaturas e combustível utilizado em outros mercados.

Linha de montagem do motor 1.0 TSI

“Os propulsores produzidos no Brasil são fabricados em processos com tecnologia de última geração. A eficiência do produto e processo nos permitiu ser escolhidos também para atender outros importantes mercados, como o mexicano”, disse Antônio Pires, Vice-Presidente de Operações da Volkswagen do Brasil.

“Outro fator que foi determinante para a conquista dessa operação foi o recente acordo coletivo fechado pela empresa com o Sindicato e empregados da fábrica de São Carlos, que estabeleceu melhores condições de competitividade para a unidade nas questões trabalhistas”, explicou o Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior.

Linha de montagem do motor 1.0 TSI

“Investimos também na constante qualificação dos nossos profissionais, o que nos permite produzir os motores globais da marca. Além de adaptações em nosso processo produtivo, reforçamos também o desenvolvimento de novos treinamentos para os empregados que atuarão diretamente com este produto”, destaca Marcus Gorisch, gerente executivo da fábrica de São Carlos.

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