Quarta geração do SUV, disponibilizada em três versões, tem como destaque propulsores de alto desempenho aliado ao baixo consumo de combustível
O Novo RAV4 2014 foi lançado pela Toyota no segundo semestre do ano passado, representando a quarta geração do modelo, que foi lançado no Japão em 1994. O utilitário chega ao Brasil seguindo o novo DNA global da marca, com desenho externo totalmente reformulado e três versões de acabamento: a de entrada Dual VVTi 2.0 4×2, a intermediária Dual VVTi 2.0 4×4 e a topo de linha Dual VVTi 2.5 4×4. Conforme explica a montadora, todos os motores são iguais têm 14kg a menos do que o seu antecessor, o que representa melhor desempenho e baixo consumo de combustível, pelo menos na teoria.
Debaixo do capô, além da avançada tecnologia Dual VVT-i, duplo comando de válvulas variável, que possui comando variável de abertura nas válvulas de admissão e escape da câmara de combustão, o bloco do motor conta com sistema de aceleração ETCS-i, controle eletrônico que faz com que o carro consuma apenas o combustível necessário para se deslocar e sistema duplo de admissão de ar ACIS, uma para velocidades padrões e outra utilizada em altas acelerações.
Toda essa configuração levou os propulsores a serem certificados pelo Inmetro com nota “A” para a versão 2.0 e nota “B” para a versão 2.5 em eficiência no consumo de combustível. As versões 2.0L 4×2 e 4×4 consomem 9,5km/L na cidade e 10,9km/L na estrada. Já o desempenho da versão 2.5L 4×4 foi de 8,7km/L na cidade e de 10,9km/L na estrada. A potência dos propulsores são de 145 cv para o 2.0 na rotação de 6.200 rpm com torque máximo de 19,1kgf.m a 3.600 rpm. O motor 2.5L gera 179 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 23,8kgf.m a 4.100 rpm.
A versão de entrada 4×2 e intermediária 4×4 são equipadas com a transmissão automática CVT de sete marchas no modo manual, controlada eletro-hidraulicamente. De acordo com a Toyota, essa tecnologia computadorizada confere mais eficiência tanto no quesito consumo, trocas de marcha mais suaves, quanto dirigibilidade, além de menos necessidade de manutenção.
Já a versão topo de linha 4×4 conta com câmbio automático de seis velocidades com opção de troca manual, equipada a tecnologia Super ECT. A tecnologia ECT (Controle Eletrônico de Transmissão) adapta o veículo as condições de solo que lhe são impostas, como ladeira, subida e congestionamento, por exemplo, mantendo a marcha mais adequada para a circunstância enfrentada. Outros fatores preponderantes desta transmissão, é evitar trocas de marcha desnecessárias, além de acoplar um sistema de Inteligência Artificial, antecipando as reações do motorista e tornando a dirigibilidade mais confortável, conforme o seu hábito de conduzir.
O Novo RAV4 é equipado com a suspensão traseira independente tipo Double Wishbone com barras estabilizadoras, que privilegiam conforto maior estabilidade. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com barras estabilizadoras. A fabricante detalha que os dois eixos foram desenvolvidos considerando as condições brasileiras de rodagem, recebendo reforço estrutural em prol da segurança e dirigibilidade.
No quesito segurança, as três versões do carro são equipadas com carroceria em padrão GOA (Global Outstanding Assesment) que distribui energia de maneira uniforme por toda a estrutura, absorvendo os impactos gerados por uma colisão. No caso de colisão frontal, além dessa função, o motor e o sistema de direção eletro-assistida tombam para não entrar na cabine, reduzindo o impacto tanto para os passageiros quanto para os pedestres, em caso de atropelamento.
A direção é eletro-assistida progressiva, com sistema ABS, que agora se tornou item obrigatório por lei, EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) e BAS nos freios (Assistência à Frenagem), localizado abaixo do aerofólio e airbag duplo frontal. Os assentos acompanham cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de força, além de sistema Isofix para encaixe de cadeiras infantis. As versões 2.0 4×4 e a topo de linha vêm de série com airbags laterais e de cortina.
A tração das versões 4×4 têm sistema integral e distribuído nos eixos dianteiro e traseiro sob demanda com controle eletrônico Active Torque Control, proporcionando maior aderência em curvas e acelerações bruscas, transferindo torque entre os eixos. Ao lado esquerdo do volante encontra-se um botão que ativa o bloqueio de diferencial, dividindo igualmente a força da tração entre os eixos.
A lista de itens de série do novo RAV4 engloba ar-condicionado manual, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisores eletrorretráteis com ajuste elétrico e desembaçador, sistema de áudio com AM/FM, CD, MP3, USB, AUX, entrada para aparelhos MP3 e com quatro caixas de som, tecnologia Bluetooth, sensor de estacionamento, volante multifuncional, computador de bordo, temperatura externa, consumo médio e instantâneo de combustível e velocidade média.
Nas versões 4×4 são acrescentadas novo sistema de multi-funções com tela touchscreen de 6,1 polegadas, que conta com visualização da câmera de ré, tecnologia Bluetooth e sistema de áudio com comandos no volante e entradas USB, AUX e para aparelhos MP3 com quatro caixas de som e dois tweeters.
As versões intermediária e topo de linha ainda contam com sistema Smart Entry, que abre as portas e dá partida ao veículo ao identificar a aproximação do motorista, aquecimento dos bancos dianteiros, regulagem elétrica para o banco do motorista com ajuste de lombar, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico e ar-condicionado digital automático dual zone com filtro anti-pólen. A versão 2.5 também é equipada com Teto-solar com comandos de abertura eletrônicos e anti-esmagamento.
Os preços sugeridos para o novo RAV4 2013 são:
RAV4 2013 4×4 (2.5L) = R$119.900,00
RAV4 2013 4×4 (2.0L) = R$109.900,00
RAV4 2013 4×2 (2.0L) = R$96.900,00