A Renault do Brasil acaba de lançar a nova geração do sedã Logan, com desenho totalmente renovado e com 72 novos componentes mecânicos. O modelo, que ganhou mercado desde seu lançamento em 2007, era reconhecido como um carro robusto, mas feio, o que a marca acaba de consertar. Com o novo design, o Renault Logan adotou a nova identidade da marca e ganhou em esportividade e beleza, mantendo suas qualidades de robustez e baixo custo de manutenção, segundo a marca.
As mudanças não foram apenas estéticas, tudo começou por uma nova plataforma, fazendo do Logan um carro novo desde a carroceria, com ajustes de suspensão, direção, freios e sistema elétrico. A bitola dianteira aumentou 27 mm e a traseira está 19 mm maior. O sistema de direção ganhou nova assistência variável e os freios saem de fábrica com ABS e distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD) em todas as versões. O air bag também é de série, atendendo as novas leis.
As suspensões dianteira e traseira foram reforçadas para aguentar os trancos das ruas e estradas brasileiras e ficou com o conjunto dianteiro do tipo MacPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados às molas helicoidais – nas versões equipadas com motor 1.6 Hi-Power, a suspensão dianteira ganha barra estabilizadora. Na traseira, foi adotado o eixo semi-independente, composto por barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora.
O visual do carro, porém, é o destaque do modelo, que ficou mais bonito do que a versão anterior, com linhas mais arredondadas, ganhando um ar mais sofisticado e moderno. A dianteira mais arredondada ganhou nova grade e conjunto óptico moderno. A traseira adotou novas lanternas com elementos geométricos que realçam as luzes de ré e de freio.
Por dentro ficou mais sofisticado, com novos materiais, cores e texturas e um painel totalmente novo assim como o painel de instrumentos. O destaque é para o sistema Media NAV 1.2, com tela de 7” integrada ao painel com acionamento “touchscreen” nas versões superiores. Além desses itens, piloto automático, limitador de velocidade, sensor de estacionamento e indicador de trocas de marchas são outras novidades do modelo.
Só não tem novidade de baixo do capo, que manteve os motores 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power, que vem sendo utilizado desde o ano passado. Emprestando a engenharia da Formula 1, a Renault entrega o motor do Logan 1.6 l com potência de 106 cv no etanol e 98 cv com uso de gasolina e torque de 15,5 kgfm no etanol e de 14,5 kgfm quando abastecido com gasolina, sendo que 85% do torque está disponível a partir das 1.500 rotações.
Já o motor 1.0 é capaz de atingir 80 cv e 77 cv, com álcool e gasolina respectivamente, a 5.750 rpm. O torque é de 10,5 kgfm com etanol e de 10,2 kgfm com gasolina, sempre a 4.250 rpm. Como destaque traz uma série de inovações mecânicas contendo 71 peças novas, como os pistões adequados para a nova taxa de compressão, que passou de 10:1 para 12:1, bomba de óleo, bielas e junta do cabeçote. Esse motor conquistou nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
O Novo Logan oferece as versões Authentique 1.0 16V Hi-Power, Expression 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power e Dynamique 1.6 8V Hi-Power. Os preços começam em R$ 28.990,00 para os modelos 1.0 e R$ 39.990,00 para as versões com motor 1.6. São três anos de garantia. Em relação à manutenção periódica, a Renault prevê intervalos a cada 10 mil km.